Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2020

Em novo partido, médico mira candidatura para prefeito de Sinop

Ex-senador aposta em uma “sigla leve” para emplacar seu projeto político

Política | 07 de Fevereiro de 2020 as 10h 29min
Fonte: Jamerson Miléski

O ex-presidente do MDB de Sinop é um dos nomes pré-colocados para rivalizar com a atual prefeita, Rosana Martinelli (PL), e o ex-prefeito, Juarez Costa (MDB), nas eleições desse ano. Aos 71 anos de idade, o médico e ex-senador da República, Jorge Yanai deixou a presidência do MDB – que deve apoiar a candidatura de Juarez à prefeito – para ingressar no PODEMOS, partido que irá incubar sua pré-candidatura ao executivo municipal.

Yanai já havia declarado a intenção de disputar o pleito municipal em setembro do ano passado. À época, no MDB, Yanai ventilou a possibilidade de desistir da pré-candidatura caso Juarez decidisse pleitear a prefeitura.

No final de 2019, Juarez acabou se apresentando como possível candidato a prefeito, o que desencadeou algumas mudanças no cenário político local.

Uma delas foi a saída de Yanai do MDB. “Escolhi o Podemos por se tratar de uma sigla ‘leve’, que está crescendo e que apoia o governo de Jair Bolsonaro, do qual compartilho ideias e vejo como positivo”, justificou Yanai.

O médico disse que já possui o apoio dos seus correligionários para construir um projeto de pré-candidatura e que apostará no sistema democrático que lidar com qualquer divergência política. “Os pré-candidatos a prefeito de Sinop se conhecem. Em algum momento todos acabaram trabalhando juntos, então a gente sabe como cada um pensa. Eu quero apresentar o meu programa para Sinop. Estou procurando meu próprio espaço e que a população decida entre os candidatos”, comentou o ex-senador.

Na política, Yanai começou como deputado estadual em 1990, integrando o grupo de lideranças políticas que ajudaram a viabilizar a ligação de Sinop à rede de energia elétrica (o popular Linhão). Em 2002 Yanai disputou a eleição para o Senado, como segundo suplente do senador Jonas Pinheiro – que morreu ao longo do seu mandato. No último ano, em 2010, Yanai assumiu a cadeira, tornando-se o primeiro senador da República de origem japonesa.

Antes disso, em 2008, ele disputou a eleição municipal, como vice-prefeito, contra Juarez Costa. Em 2014 voltou a concorrer ao Senado, dessa vez como primeiro-suplente de Wellington Fagundes (PR), que se elegeu.

Yanai chegou em Sinop no começo da década de 80, para trabalhar como médico. É um dos obstetras mais conhecidos da cidade e proprietário do Hospital Dois Pinheiros (privado).