Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2020

Dorner tenta tirar do ar publicação do GC Notícias, mas justiça nega

Candidato alegou irregularidade na pesquisa eleitoral publicada pelo GC Notícias e RDNews

Política | 12 de Novembro de 2020 as 15h 39min
Fonte: Redação

Foto: Divulgação

Os advogados que atuam na campanha do candidato a prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PRB), tentaram, através da justiça eleitoral, tirar do ar publicações em dois sites de notícia: o GC Notícias, com sede em Sinop, e o RDNews, de Cuiabá. As publicações diziam respeito à noticiação de uma pesquisa eleitoral elaborada pelo Instituto Acess, sobre a corrida eleitoral no município. Nessa pesquisa, que os advogados de Dorner tentaram impugnar, o candidato aparece em segundo lugar.

Como argumento, a equipe jurídica de Dorner alegou que a pesquisa continha erros substanciais no plano amostral – que descreve os percentuais demográficos dos eleitores entrevistados a partir do grupo social que fazem parte (sexo, escolaridade, idade). Em sua representação, os advogados reconhecem que a pesquisa está registrada e que cumpre as obrigações formais estabelecidas em lei.

Esse foi o entendimento do juiz eleitoral Mario Machado, que negou a liminar para remover as pesquisas eleitorais dos sites de notícia. “Em sede de cognição sumária, não vislumbro irregularidade apta a autorizar a intervenção jurisdicional imediata”, escreveu o magistrado.

Para o juiz eleitoral, as inconsistências apontadas pelos advogados de Dorner na pesquisa eleitoral são “matéria de mérito”, que demanda análise aprofundada da questão posta em juízo – o que torna inviável decidir sobre o assunto de forma liminar.