Vingança bolsonarista
Derrotado, prefeito afasta procurador e associação denuncia assédio em MT
Motivação seria porque o servidor apoiou outro candidato
Política | 15 de Outubro de 2024 as 09h 29min
Fonte: Leonardo Heitor - Redação FolhaMax

A Associação dos Procuradores Municipais do Estado de Mato Grosso (APM-MT) denunciou o prefeito de Tapurah, Carlos Alberto Capeletti (UB), por conta de um suposto assédio eleitoral contra um servidor do Município. O profissional foi afastado do cargo pelo atual gestor, que tentou a reeleição e foi derrotado, após o procurador ter declarado apoio a candidatura do adversário que sagrou-se vitorioso nas eleições.
Na denúncia, a associação aponta que o procurador jurídico de Tapurah, Brenno Ferreira da Silva, foi afastado do cargo por motivações políticas e assédio eleitoral. A medida teria sido tomada após o servidor ter apoiado o então candidato a prefeito Álvaro Galvan (PL), que venceu as eleições no último dia 6.
Por conta disso, o procurador foi afastado pelo atual prefeito Carlos Capeletti que tentava a reeleição, mas acabou derrotado. O atual gestor concedeu férias compulsórias ao servidor, o que de acordo com a associação, afronta aos direitos fundamentais de liberdade de expressão, pluralismo político, sufrágio universal e convicção política.
“Entendemos que o atual gestor municipal cometeu o crime de assédio eleitoral ao afastar o procurador municipal de suas funções em retaliação a suas opiniões políticas, não o fazendo com inúmeros outros servidores que estão com várias férias vencidas. Ademais, o afastamento do Procurador Jurídico o impedirá de participar da comissão de transmissão de mandato, contrariando a Resolução Normativa do TCE-MT que enumera os membros quem devem compor as comissões”, diz trecho do documento.
De acordo com a entidade, a atitude do prefeito só demonstra a intenção deliberada de afastar o procurador jurídico de suas funções em um momento de suma importância para a democracia, com a transmissão de mandato que deve se pautar nos princípios da continuidade administrativa, da boa fé e executoriedade dos atos administrativos, da transparência na gestão pública, da probidade administrativa e da supremacia do interesse público.
Notícias dos Poderes
Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
Proposta precisa agora ser votada no Senado
02 de Outubro de 2025 as 09h15Lula proíbe beneficiários do Bolsa Família de apostar em bets
02 de Outubro de 2025 as 09h29Lula autoriza fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola para tirar CNH
Ministério dos Transportes abre consulta pública para modernizar formação de condutores e reduzir custos
02 de Outubro de 2025 as 08h25José Lacerda toma posse no Senado, recebe boas vindas de Lula e reforça base do governo
01 de Outubro de 2025 as 16h33TJ envia à AL proposta de reajuste de 6,8% para 3.500 servidores
Correção teve debate demorado no tribunal; deputados apreciarão antes vetos do governador
01 de Outubro de 2025 as 14h44ALMT analisa lei que multa de até R$ 5 milhões quem falsifica bebidas alcóolicas em MT
Em resposta a mortes por metanol no país, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu um projeto de lei que cria regras rígidas para combater a adulteração de bebidas e proteger a saúde pública
01 de Outubro de 2025 as 14h40MT não terá novas vagas para deputados federais e estaduais
01 de Outubro de 2025 as 10h59STF tem maioria para manter número de deputados nas eleições de 2026
Ministro Fux manteve o mesmo número de deputados das eleições de 2022
01 de Outubro de 2025 as 09h23