Eleições 2020
Delegado acusa candidato a prefeito de fazer acordo com traficantes
Juiz determinou a retirada do vídeo por propaganda irregular e delegado vai responder por calúnia
Política | 14 de Outubro de 2020 as 10h 21min
Fonte: Jamerson Miléski

O juiz eleitoral de Sinop, Mario Machado, determinou, na noite de ontem, terça-feira (13), a retirada de um vídeo das redes sociais postado pelo delegado e candidato a prefeito de Sinop, Sérgio Ribeiro Araújo (PSL). A decisão liminar prevê uma multa de R$ 30 mil caso o delegado volte a postar aquele conteúdo.
Na decisão o magistrado considera o material postado nas redes sociais como propaganda eleitoral irregular – uma vez que houve ofensa explicita e imputação de crimes à outro candidato. O pedido de liminar foi apresentado pela advogada Gabriela Sevignani, que representa a candidatura do empresário Roberto Dorner (PRB), que tem como vice, Dalton Martini (Patriota).
O vídeo foi postado pelo delegado às 13h de ontem, no Facebook e, na manhã de hoje, não estava mais no ar. No vídeo de 35 minutos, Sérgio, em pelo menos 7 situações, acusou um candidato a prefeito de Sinop de fazer acordo com traficantes locais, dando dinheiro para os criminosos promoverem festas no Vila Mariana, Vila Juliana e Vila Lobos. Esses bairros formam um grande complexo habitacional, de casas populares construídas através de programas sociais – possuindo um grande adensamento eleitoral. As festas serviriam para promover a candidatura dos “mais ricos” e impedir a campanha do delegado.
Em nenhum momento do vídeo Sérgio dá nome aos candidatos alvos da denúncia. Ele se refere ao candidato como o “que tem mais dinheiro”, “o candidato mais rico” ou “milionário”. Ao longo da transmissão, usuários do Facebook começaram a questionar e ele respondeu, aos 32 minutos: “Não gente vocês sabem quem são, é o candidato mais rico da eleição. Vocês sabem quem são”.
Para defesa de Roberto Dorner, o ataque foi direcionado a chapa formada por dois empresários de Sinop. A inicial cita as declarações de bens, apresentadas aos candidatos para Justiça Eleitoral e tornada públicas no site do TSE. Dorner e Dalton são os candidatos a prefeito de Sinop mais “ricos”.
No momento em que a defesa apresentou o pedido de liminar – para tirar do ar o conteúdo – o vídeo tinha 2,1mil visualizações, 94 comentários e 93 compartilhamentos. “O surpreendente é que o representado [Sérgio] é delegado de polícia e deveria saber que qualquer denúncia deve ser feita da maneira correta e seguir os tramites legais. Além disso, o mesmo é candidato e não pode imputar crime a outro candidato e ficar impune”, relatam os advogados na inicial.
O juiz concedeu a liminar e notificou o delegado para que apresente sua defesa. O delegado também será processado criminalmente pela acusações que fez.
Notícias dos Poderes
Michelle Bolsonaro desembarca em Sinop para evento com mulheres do PL em Sorriso
Encontro reúne lideranças femininas do Partido Liberal e marca agenda política de Michelle Bolsonaro no estado
31 de Outubro de 2025 as 16h01Câmara de Sinop ganha estação de TV
Emissora fará parte da Rede Legislativa, da Câmara Federal
31 de Outubro de 2025 as 10h11Lula sanciona lei que endurece combate a crime organizado e amplia proteção a agentes
Lei tipifica as condutas de
30 de Outubro de 2025 as 13h00Em reunião com prefeito Roberto Dorner, deputado Coronel Assis enaltece crescimento de Sinop
30 de Outubro de 2025 as 11h45Despesas de deputados em 9 meses somam R$ 3 milhões
Esse valor pode aumentar caso o parlamentar exerça cargo de liderança de partido político, do Governo na Câmara ou no Congresso, seja presidente ou vice de comissões permanentes, entre outros
29 de Outubro de 2025 as 12h28