Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

UHE Sinop

Definida composição da CPI que vai apurar práticas da usina de Sinop

Investigação foi limitada ao procedimento de enterrar os resíduos da supressão vegetal

Política | 24 de Setembro de 2018 as 17h 52min
Fonte: Jamerson Miléski

| Foto: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop tem uma CPI para investigar se a usina pode ou não enterrar a vegetação que está derrubando. A comissão foi oficialmente constituída na sessão desta segunda-feira (24). Quem presidirá os trabalhos será o vereador Lindomar Guida (MDB). Leonardo Visera (PP), será o relator da CPI. Luciano Chitolina (PSDB), Joacir Testa (PDT) e o autor do pedido para instalação da comissão, Remídio Kuntz (PR), são os demais membros. A comissão tem 60 dias para fazer as apurações e apresentar o relatório.

O objeto que a CPI vai investigar acabou sendo “encolhido”. Inicialmente, o pedido de CPI tratava também das suspeitas de extração ilegal de cascalho para recuperação das estradas utilizadas pela Usina de Sinop. Esse assunto acabou ficando de fora. A CPI concentrará seus trabalhos em apurar se a prática de enterrar folhas, galhos e toras, na área que futuramente será alagada pelo barramento do rio, é ambientalmente correto.

Segundo Remídio Kuntz, autor do pedido de CPI, as denúncias referentes ao cascalho foram tiradas para atender a legalidade da comissão. Reproduzindo a orientação do jurídico da Câmara, Remídio disse que a CPI não poderia ter dois objetos de investigação distintos. Entre o cascalho e as toras enterradas, Remídio achou a segunda mais grave. “Nós fizemos uma visita in loco, conversamos com assentados, fizemos fotos. Constatamos que existem toras com mais de 10 cm de espessura sendo enterradas nesse processo que a usina está fazendo, de remover a vegetação do local onde vai ser o lago. A CPI vai levantar se isso é legal. Acabamos escolhendo por esse assunto por ser mais grave, já que pode impactar a vida de quem vai viver na beira do lago”, explicou Remídio. Ele disse que a questão do cascalho seria mais difícil de comprovar.

A comissão terá autonomia para realizar oitivas, contratar pareceres técnicos e fazer inspeções in loco, afim de apurar especificamente o objeto da denúncia.