Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sábado 14 de Dezembro de 2024

Menu

Eleições 2024

Confira os candidatos a vereador mais votados em Sinop

Top 3 tem candidato estreante, vereador da bancada evangélica e vereadora do PT

Política | 06 de Outubro de 2024 as 19h 01min
Fonte: Jamerson Miléski

Menos monótona que a majoritária, a eleição para vereador em Sinop foi marcada por surpresas, reviravoltas e a manutenção de 8 dos 15 vereadores da atual legislatura.

O candidato mais votado foi o vereador Moisés do Jardim do Ouro (PL). Liderança nascida no bairro que lhe rende a alcunha política, Moisés vai para seu segundo mandato consecutivo, sendo um dos membros da chamada “bancada evangélica” da Câmara de Sinop. Ele somou 2.647 votos e foi eleito pelo coeficiente eleitoral.

O segundo mais votado é um estreante na política. Ênio Pasuch que por anos foi presidente da Comunidade Brígida, disputou o cargo de vereador pelo PSDB e obteve 2.121 votos, o que lhe garantiu uma vaga na próxima legislatura.

O terceiro candidato mais votado no pleito de 2024 acabou não sendo eleito. A vereadora Professora Graciela (PT) obteve 1.882 votos, mas mesmo assim acabou não se reelegendo. Isso porque seu partido, o PT, não conseguiu alcançar o coeficiente eleitoral para obter uma cadeira no legislativo. Juntos, os candidatos do PT precisavam somar 4,.9 mil votos.

Graciele é a única mulher na atual legislatura. Na próxima, a representação feminina isolada será de Sandra Donato (Republicanos). A ex-secretaria de Educação de Sinop obteve 1.808 votos, sendo a quarta mais votada.

O ex-vereador e ex-secretário de Obras, Remídio Kuntz (Republicanos) foi o 5º mais votado, com 1.801 votos, que lhe garantiu uma vaga na próxima legislatura.

O vereadora Hedvaldo Costa (Novo), vai para o seu quinto mandato, com 1.751 votos. Entre os reeleitos da atual legislatura também está Toninho Bernardes (PL), com 1.750 votos, Ademir Bortoli (Republicanos), com 1.696 votos, Dilmair Callegaro (PL), com 1.438 votos, Élbio Volkweis (PODE), com 1.220 votos, Célio Garcia (MDB), com 1.135 votos e Juventino Silva (MDB) com 1.088.

Entre as “novidades” na casa de leis está o advogado Marcos Vinicius (PSDB), que ficou conhecido como “advogado ostentação”. Ele fez 1.261 votos. Rodrigo Gargantini (Novo), com 1.236 votos, Gilsimar Silva (MDB), com 1.076, e Zezinho Construtor (Solidariedade), com 724 votos fecham a lista dos novos vereadores de Sinop.