Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2020

Candidaturas a prefeito e vice podem mudar até o dia 26

Embora o prazo das convenções tenha esgotado, partidos tem mais 10 dias para efetivar o registro

Política | 17 de Setembro de 2020 as 12h 31min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma prévia do cenário eleitoral de Sinop foi arquitetada na noite de ontem, terça-feira (16), com o fim do prazo das convenções. Embora os partidos tenham apresentado seus candidatos e alianças, as definições só irão ocorrer no dia 26 de setembro, quando encerra o prazo para o registro das candidaturas. Até lá, o cenário pode ser alterado completamente.

Uma das práticas comuns nas convenções partidárias é formular uma ata final, que transcreva o que foi decidido na reunião política, mas que delegue poderes para comissão provisória municipal fazer alteração nas coligações e candidaturas. “É comum que os partidos deleguem poderes para as comissões provisórias fazer essas alterações”, comenta o advogado Rafael Baldasso.

O GC Notícias detectou esse dispositivo em 4 atas de convenções realizadas. Com essa previsão na ata, a comissão provisória pode reformular as decisões da convenção até o dia 26 de setembro. Na prática, uma candidatura “definida” pode ser abandonada e um aspirante a prefeito pode inclusive compor outra coligação como vice.

Até essa madrugada o cenário apontava 7 candidaturas à prefeito de Sinop:

- Juarez Costa (MDB) e Billy Dal’Bosco (DEM) de vice;

- Roberto Dorner (PRB), e Dalton Martini (Patriota) de vice;

- Rosana Martinelli (PL), sem vice anunciado;

- Roberto Arruda (PT), com Rebeka Vieira (PT), de vice;

- Sérgio Ribeiro (PSL), sem vice anunciado;

- Jorge Yanai (Podemos), e Lucélia Santos (Podemos), de vice;

- Marcelo Stachin (PRTB), e André Maximino (PRTB), de vice.