Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Câmara arquiva pedido de representação contra prefeita

Relatório apontou que Rosana não teve responsabilidade direta nas obras mal executadas

Política | 14 de Novembro de 2019 as 16h 42min
Fonte: Jamerson Miléski

Por 11 votos a 4 a Câmara de vereadores de Sinop afastou a possibilidade de abrir uma representação contra a prefeita Rosana Martinelli (PL). O relatório da comissão processante foi aprovado na sessão extraordinária desta quarta-feira (13). A votação foi secreta e por ordem alfabética. Eram precisos 10 votos contra para derrubar o parecer e iniciar processo que poderia afastar a prefeita.

O relatório elaborado pela comissão – composta pelos vereadores Joacir Testa (PDT), presidente, Ícaro Frâncio Severo (PSDB), relator, e, Hedvaldo Costa (PL) – apontou que a prefeita não cometeu crime de responsabilidade em função das irregularidades detectadas nas obras públicas executadas pela Construtora Águia Engenharia. Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que precedeu a comissão processante, apontou irregularidades em 8 obras públicas executadas pela empreiteira no município.

Conforme o relator da comissão, Ícaro Severo, os documentos produzidos pela CPI são insuficientes para determinar que as irregularidades cometidas pela construtora teve a participação direta da prefeita. Em suma, não há como responsabilizar Rosana pelo dano causado ao herário público.

Ícaro citou como exemplo o caso das UBS, em que a comissão atestou que houve “desobediência” por parte do fiscal do contrato (servidor da prefeitura), que confessou não ter ido até as obras, verificar se a empresa estava cumprindo o projeto. “[A prefeita] conta com aparato administrativo e servidores capacitados a lhe darem suporte, tanto na fiscalização das licitações, quanto das ordenações de despesas. Assim, como ela [Rosana] não tem conhecimento técnico para avaliar se o que existia nas planilhas era condizente com o que estava sendo executado pela empresa”, frisou o relator.

O presidente da comissão, Joacir Testa e o membro Hedvaldo Costa, concordaram com o posicionamento do relator Icaro Severo.

Para o líder da prefeita na Câmara, Mauro Garcia (MDB), apesar da “absolvição” da prefeita, o relatório desempenhou uma função. “[O relatório] será encaminhado ao Ministério Público para que os envolvidos em atos ilícitos paguem por isso”, discursou. “O servidor está afastado do cargo. A empresa está sendo investigada”, completou.

A denúncia original, que resultou na abertura da comissão processante, partiu da CPI criada pela Câmara para fiscalizar os contratos firmados com a construtora Águia. Conforme a apuração dos vereadores, a construtora gerou um prejuízo para o município na ordem de R$ 548,7 mil – considerando os valores necessários para a correção das obras executadas e valores pagos sem a devida execução.