Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Disputa acirrada

Bancada de MT diverge sobre sucessão na Câmara Federal

Juarez Costa criticou apoio de Neri Geller a candidato de Bolsonaro. Para o deputado federal do MDB, a Câmara não pode ser um

Política | 13 de Janeiro de 2021 as 11h 44min
Fonte: Suzi Bonfim - PNB Online

Foto: GC Notícias Foto: Reprodução

A disputa pela presidência da Câmara Federal, em Brasília, colocou em lados opostos boa parte da bancada de Mato Grosso no parlamento, como os deputados federais Juarez Costa (MDB) e Neri Geller (PP). Costa defende o candidato Baleia Rossi, do mesmo partido dele. Geller apoia Arthur Lira, também progressista, do Estado de Alagoas.

Juarez Costa criticou a postura de Neri Geller, que em campanha esteve com Arthur Lira, em Cuiabá, na semana passada, e assegurou que o candidato de Bolsonaro tem a maioria dos votos na Câmara. “Neri fala por ele e como cabo eleitoral do Lira. Eu falo pelo que vejo no dia a dia. Baleia construiu uma base grande de apoio. O parlamento não pode e nem deve ser um puxado do Planalto. O que eu vejo é que com a vitória do Baleia, teremos como construir um diálogo mais forte, para implementar as reformas primordiais para o país”, avaliou o deputado federal do MDB.

Ao apontar que a Câmara não pode ser um “puxado do Planalto”, o emedebista garante que, ao contrário do que parece, a eleição na Câmara não é uma disputa entre o atual presidente Rodrigo Maia (DEM) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Baleia Rossi é do grupo de Maia e Lira tem o aval do presidente Jair Bolsonaro. “Para nós não tem disputa Maia-Bolsonaro. A disputa é Baleia e Lira”, assegurou Costa.

Para Geller, o fato de Arthur Lira estar alinhado com o presidente e ter como propostas discutir questões que podem pôr fim a gargalos impostos aos estados produtores, como Mato Grosso, é uma vantagem para ele na disputa. “A Câmara precisa de voz que tenha autonomia para falar em nome dos deputados e levar à uma condução tranquila. Esse tem que ser o perfil do novo presidente da Casa. E Lira possui qualidades importantes de um líder: cumpre palavra, tem bom senso e é aberto ao diálogo”, defendeu Geller.

Juarez discorda e lembra que tanto Lira quanto Baleia sempre estiveram do mesmo lado em pautas de interesse do Poder Executivo. “Os dois sempre votaram com o Governo. O Baleia um pouco mais. Vejo que a vitória do Baleia é extremamente importante para o parlamento e para Mato Grosso. A bancada nacional do MDB é fechada com o Governo e tem um trânsito muito forte em Brasília. Baleia tem diálogo, carisma e comprometimento com a agenda Brasil”, garantiu Costa.

Segundo Costa, se eleito, Baleia Rossi pode manter o diálogo na Câmara Federal, sem problemas. “Baleia construiu o diálogo ao longo desses dois anos com os pares do parlamento. Ao contrário do que alguns pensam, na política vale a palavra. Sendo eleito, ele vai implementar o jeito Baleia de administrar. Diálogo, competência, carisma e respeito ao parlamento, Baleia tem de sobra. Os deputados e deputadas conhecem bem os dois candidatos e saberão escolher o melhor para Câmara. O melhor é o Baleia”.

A Bancada Federal de Mato Grosso,  tem ainda o deputado Leonardo Albuquerque (SD), José Medeiros (Podemos) e Nelson Barbudo (PSL) do lado de Arthur Lira

Já os deputados Rosa Neide (PT) e Carlos Bezerra e Emanuel Neto (PTB) deverão votar em Rossi.