Sinop
Prefeita faz apelo para que Sinop não tenha lockdown
A gestora ressaltou que o decreto publicado nesta semana restringe cultos e celebrações religiosas, bares e tabacarias
Polícia | 04 de Julho de 2020 as 20h 13min
Fonte: Assessoria

Em uma live realizada neste sábado (04/07) a prefeita Rosana Martinelli ressaltou o empenho e as medidas adotadas no combate ao novo coronavírus.
“Toda a população tem acompanhado o empenho da nossa gestão para cuidarmos da Saúde e também preservar empregos e renda das famílias sinopenses. Mesmo diante da ameaça trazida pela pandemia mundial do Coronavírus. Com coragem, senso de responsabilidade e muita confiança na população e nos empresários, mantivemos nossa cidade funcionando”.
A prefeita pontuou que todas as medidas adotadas pela gestão estão sendo discutidas com outros órgãos e prefeitos de municípios da região, já que a lotação dos leitos de UTI do Hospital Regional de Sinop também se deve a pacientes de outros municípios e até Estados.
“Vocês tem acompanhado através das notícias que houve recomendação expressa da Secretaria de Estado e de Saúde e do Ministério Público para o fechamento total da cidade. As medidas que adotamos não são as que gostaríamos de anunciar, mas tais ações estão alinhadas com o Ministério Público, Defensoria e os 15 prefeitos da região unificando os decretos, para se evitar o lockdown, que acredito não ser a solução para a pandemia”.
A gestora ressaltou que o decreto publicado nesta semana restringe cultos e celebrações religiosas, bares, tabacarias, amplia o toque de recolher e também mantém suspensas as aulas, conforme recomendação do Ministério Público, para evitar ações judiciais e fechamento da cidade.
Os bares e tabacarias, bem como os locais públicos, foram fechados para que as pessoas evitem aglomerações e alto consumo de bebida alcoólica ou uso de narguilé.
“Não é momento de festa. Essas medidas que adotamos são para diminuir o aumento da curva de contágio que já compromete a capacidade de atendimento dos pacientes com Covid-19. O momento é de sair apenas se for necessário. Enquanto contamos com o apoio da população e do comércio nas medidas preventivas, já estamos preparando toda uma estrutura de saúde.
A junta médica da Secretaria Municipal de Saúde aprovou um protocolo de medicamentos e estamos distribuindo os kits nos postos de saúde para síndromes gripais Menino Jesus e Sebastião de Matos. Montamos também um centro de distribuição na UBS Paraíso, que funcionará somente para entrega dos Kits Covid, lembrando que é necessária a apresentação da receita medica”.
Na estrutura montada no Jardim Primaveras estão sendo realizadas consultas para síndromes GRIPAIS, distribuição de kits e leitos de soroterapia para paciente que necessitem.
“No Hospital da Visão, cedido pelo Lions Clube, inclusive quero agradecer o presidente do Lions Alfredo Garcia, teremos atendimento a pacientes com síndromes GRIPAIS, distribuição de kits, sala para coleta de testes e também leitos de internação para casos moderados, que montamos com a ajuda do Grupo Scheffer, que doou dois respiradores e monitores e o deputado federal Nelson Barbudo, que doou cinco respiradores fixos e mais cinco respiradores de transporte para ambulâncias”.
Durante a transmissão, a prefeita ressaltou ainda que todos os pacientes internados no Hospital da Visão permanecem somente até a transferência para Hospital Regional, onde as vagas são de responsabilidade do Governo do Estado.
“Mesmo assim, através do Consórcio Teles Pires, nós já compramos dez respiradores e dez monitores para que o estado amplie os leitos de UTI no Hospital Regional de Sinop. Mas quando um paciente precisa de UTI, não sou eu a prefeita que controlo essa regulação, é o Estado. Sei das angústias e da necessidade de ampliação para atendimento, mas infelizmente o estado não se aparelhou o suficiente e não fez distribuição de medicamentos, conforme a necessidade de Mato Grosso. Agora não adianta jogar a culpa em nós prefeitos, porque estamos fazendo a nossa parte. Afinal a maior parcela dos recursos fica no estado, justamente para atender a alta complexidade”.
A prefeita pontuou ainda que o Município tem trabalhado, além da distribuição dos kits, na prevenção, na atenção básica com consultas, hospital de campanha, testes rápidos e também tem ajudado o Estado a equipar UTIs, mesmo não sendo responsabilidade municipal.
Rosana Martinelli encerrou a live fazendo um apelo a população. “Vamos nos cuidar são vidas em risco e os que estão se cuidando não podem ser penalizados pelos que insistem em achar que não existe pandemia. Povo de Sinop adotem as medidas de prevenção. Saia somente se for necessário, grupo de risco eu recomendo que fique em casa. Higienizem as mãos ou usem álcool gel e não saiam sem mascara. Juntos vamos superar essa pandemia. Eu acredito na fé do povo de Sinop, no trabalho em união. E vamos vencer essa guerra e sair dela ainda mais fortes”.
Notícias dos Poderes
Segundo festival é suspenso em MT após usina hidrelétrica reduzir nível de reservatório por alerta de segurança
Este é o segundo evento cancelado em razão da medida adotada pela Usina Hidrelétrica Colíder. O primeiro foi o Fest Praia 2025, que ocorreria nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em Paranaíta
20 de Agosto de 2025 as 10h04Pastor e servidor do TJ volta a ser flagrado de calcinha e peruca em bar
Eduardo Costa, servidor do TJGO e autodeclarado bispo, alega investigação particular após novos vídeos viralizarem nas redes sociais
20 de Agosto de 2025 as 10h02Professor da rede estadual e mulher morrem após carro bater em árvore em rodovia de MT
20 de Agosto de 2025 as 09h55Festival de praia é cancelado após usina hidrelétrica reduzir nível de reservatório por alerta de segurança em MT
Por medida de segurança, Usina Hidrelétrica Colíder deve abaixar o nível do reservatório em até 17 metros e 54 centímetros por dia durante 33 dias.
19 de Agosto de 2025 as 19h04STF derruba lei de Mato Grosso sobre veículos apreendidos após pedido do governo
Suprema Corte declarou inconstitucional a norma aprovada pela Assembleia Legislativa que tratava da destinação de veículos em pátios de retenção
19 de Agosto de 2025 as 18h59Mato Grosso tem 22 municípios que podem perder território com as novas demarcações de terras indígenas
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, pontuou que novas demarcações de terras definidas pela Funai só poderiam acontecer com força de aprovação no Congresso Nacional
20 de Agosto de 2025 as 06h49TCE determina suspensão de consignados por mais 120 dias e aprova normativa para proteger servidores
Relatadas pelo presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, as medidas consolidam encaminhamentos da Mesa Técnica nº 04/2025, que trata do superendividamento dos servidores do estado
20 de Agosto de 2025 as 07h10Sema abre inscrições para 2º Workshop Estadual sobre Segurança de Barragens em Sinop
Evento gratuito acontece no dia 3 de setembro e busca fortalecer a cultura da segurança de barragens em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 07h25