Adoção
Número de famílias interessadas em adotar é maior do que crianças órfãs
No estado de Mato Grosso 75 crianças estão em abrigos
Polícia | 20 de Maio de 2019 as 15h 43min
Fonte: Geovanna Klaus

No dia 25 de maio se comemora o Dia Nacional da Adoção e atualmente em Sinop, treze crianças esperam para serem adotadas. Enquanto isso no MT, existe cerca de 948 cadastros de famílias interessadas em adotar. O número de candidatos a pais, portanto é maior que a quantidade de crianças que aguardam por um lar. No estado de Mato Grosso 75 crianças estão em abrigos.
Apesar das 12 crianças e um adolescente, viverem no abrigo Centro Social Menino Jesus de Sinop, à espera de serem adotadas, apenas duas estão habilitadas para adoção. Isso acontece porque a Lei Nacional de Adoção, de 2009, enfatiza que a justiça busque todas as possibilidades de reintegração da criança com a família natural, antes que ela seja encaminhada a adoção.
“Quando uma criança está disponível para adoção, isso se revolve em questão de dias. Porém as crianças ficam em abrigos até a situação delas serem definidas. Se elas vão voltar para os pais ou parentes ou se a criança vai para a família substituta”, explicou Jacob Sauer, juiz da vara especializada da infância e juventude.
A busca pelas famílias e tentativas de reinserir a criança no seu lar de origem podem levar anos. Segundo o juiz e profissionais que trabalham com adoção, isso faz com que a criança perca a oportunidade de ganhar um novo lar. “ Às vezes tem pai ou mãe que mora em outro estado, para encontrar essa pessoa demora, então isso acaba atrasando o processo”, disse Jacob.
Segundo o juiz, em média, uma criança é adotada por mês, em Sinop. A maior dificuldade, no processo da adoção é quando as crianças ou adolescentes não se enquadram no perfil dos adotantes. A maioria dos pretendentes desejam crianças de até 2 anos de idade. “Crianças recém-nascidas e com saúde são as mais procuradas”.
“O prazo do processo de adoção é de 120 dias. Já foi mais demorado, mas isso tem mudado bastante. A última criança entrou no abrigo em novembro e já está em processo de adoção”, explicou o juiz. Ou seja, a legislação tem buscado facilitar o processo.
E para tirar todas as dúvidas da população, no dia 24 de maio a vara da infância e juventude realizará no Fórum, o primeiro evento com intuito de divulgar e explicar como é o processo de adoção.
Os interessados devem fazer uma inscrição, que pode ser realizada até o dia 22 de maio, na Vara da Infância e Juventude, que fica localizada na Rua das Aroeiras, esquina com Rua das Grevíleas, próximo ao Fórum. As vagas são limitadas.
Quem pode adotar?
Pessoas maiores de 18 anos, porém é preciso que o adotante tenha 16 anos a mais que o adotado. Casais homoafetivos, pessoas solteiras, viúvas ou que vivem em união estável também podem adotar.
Notícias dos Poderes
PF: lobista criou contatos falsos com nomes de servidores do STJ
Investigação suspeita que Andreson Gonçalves usava essa estratégia para ocultar crimes
10 de Outubro de 2025 as 16h01Obra do estacionamento da Avenida dos Tarumãs avança e deve ser entregue até dezembro
10 de Outubro de 2025 as 15h31APAMS realiza evento de adoção de filhotes neste sábado em Sinop
10 de Outubro de 2025 as 10h59Mato Grosso tem 7º maior rendimento do país; Nova Mutum e Lucas do Rio Verde se destacam no topo
Dados do Censo 2022 revelam desigualdade entre municípios e mostram predominância do trabalho no setor privado
10 de Outubro de 2025 as 10h12Shopping Sinop completa quatro anos de operação
10 de Outubro de 2025 as 10h02Delegado da PF pede para sair de investigação de venda de sentenças
Marco Bontempo entregou o relatório parcial apontando o balanço do que foi produzido
10 de Outubro de 2025 as 09h55PF aponta empresa de Cuiabá como núcleo central de esquema
Polícia quer aprofundar investigação sobre eventual participação de filha de ministro do STJ
10 de Outubro de 2025 as 09h50Megaengarrafamento reúne dez milhões de carros após feriadão na China
Situação ficou crítica no maior pedágio do país asiático
10 de Outubro de 2025 as 09h47