Adoção
Número de famílias interessadas em adotar é maior do que crianças órfãs
No estado de Mato Grosso 75 crianças estão em abrigos
Polícia | 20 de Maio de 2019 as 15h 43min
Fonte: Geovanna Klaus

No dia 25 de maio se comemora o Dia Nacional da Adoção e atualmente em Sinop, treze crianças esperam para serem adotadas. Enquanto isso no MT, existe cerca de 948 cadastros de famílias interessadas em adotar. O número de candidatos a pais, portanto é maior que a quantidade de crianças que aguardam por um lar. No estado de Mato Grosso 75 crianças estão em abrigos.
Apesar das 12 crianças e um adolescente, viverem no abrigo Centro Social Menino Jesus de Sinop, à espera de serem adotadas, apenas duas estão habilitadas para adoção. Isso acontece porque a Lei Nacional de Adoção, de 2009, enfatiza que a justiça busque todas as possibilidades de reintegração da criança com a família natural, antes que ela seja encaminhada a adoção.
“Quando uma criança está disponível para adoção, isso se revolve em questão de dias. Porém as crianças ficam em abrigos até a situação delas serem definidas. Se elas vão voltar para os pais ou parentes ou se a criança vai para a família substituta”, explicou Jacob Sauer, juiz da vara especializada da infância e juventude.
A busca pelas famílias e tentativas de reinserir a criança no seu lar de origem podem levar anos. Segundo o juiz e profissionais que trabalham com adoção, isso faz com que a criança perca a oportunidade de ganhar um novo lar. “ Às vezes tem pai ou mãe que mora em outro estado, para encontrar essa pessoa demora, então isso acaba atrasando o processo”, disse Jacob.
Segundo o juiz, em média, uma criança é adotada por mês, em Sinop. A maior dificuldade, no processo da adoção é quando as crianças ou adolescentes não se enquadram no perfil dos adotantes. A maioria dos pretendentes desejam crianças de até 2 anos de idade. “Crianças recém-nascidas e com saúde são as mais procuradas”.
“O prazo do processo de adoção é de 120 dias. Já foi mais demorado, mas isso tem mudado bastante. A última criança entrou no abrigo em novembro e já está em processo de adoção”, explicou o juiz. Ou seja, a legislação tem buscado facilitar o processo.
E para tirar todas as dúvidas da população, no dia 24 de maio a vara da infância e juventude realizará no Fórum, o primeiro evento com intuito de divulgar e explicar como é o processo de adoção.
Os interessados devem fazer uma inscrição, que pode ser realizada até o dia 22 de maio, na Vara da Infância e Juventude, que fica localizada na Rua das Aroeiras, esquina com Rua das Grevíleas, próximo ao Fórum. As vagas são limitadas.
Quem pode adotar?
Pessoas maiores de 18 anos, porém é preciso que o adotante tenha 16 anos a mais que o adotado. Casais homoafetivos, pessoas solteiras, viúvas ou que vivem em união estável também podem adotar.
Notícias dos Poderes
Brasil tem menor número de queimadas em 12 anos; MT registra queda de 69%
Queda é atribuída a fim do El Niño e a ações de prevenção governamentais, que ampliaram brigadistas e equipamentos
26 de Agosto de 2025 as 07h23Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)
Manter a regularidade evita cancelamento do parcelamento e acréscimos legais por atraso
25 de Agosto de 2025 as 17h07Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49Cuiabá recebe 1ª edição do maior congresso de comunicação política do país
25 de Agosto de 2025 as 10h38Sinop realiza 2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e show com Padre Reginaldo Manzotti
25 de Agosto de 2025 as 10h30Prefeitura prorroga inscrições para Romaria Fluvial até quarta-feira (27)
O percurso é estimado em duas horas e começará às 6h30, saindo da ponte da MT-220, seguindo pelo Rio Teles Pires, até à Praia do Cortado, onde haverá uma missa campal
25 de Agosto de 2025 as 09h48