Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Dados

MT está entre os estados com maior taxa de feminicídio

Em 2019, foram 39 mulheres mortas apenas por serem mulheres

Polícia | 06 de Março de 2020 as 09h 36min
Fonte: Olhar Direto

Mato Grosso é um dos estados com maior taxa de feminicídio no Brasil. Em 2019, foram 39 mulheres mortas apenas por serem mulheres. Isso significa a taxa de 2,3 para cada 100 mil. O feminicídio é o crime de ódio baseado no gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou em aversão ao gênero da vítima -misoginia- mas as definições variam dependendo do contexto cultural.

Liderando o ranking está o Acre, com taxa de 2,5 para cada 100 mil.  Amapá e Alagoas também estão com a média de 2,5. Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal empatam com 2,1. O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Desde 9 de março de 2015, a legislação prevê penalidades mais graves para homicídios que se encaixam na definição de feminicídio – ou seja, que envolvam "violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher". Os casos mais comuns desses assassinatos ocorrem por motivos como a separação.

O número de feminicídios em 2019 foi contabilizado entre janeiro e dezembro, englobando todas as idades e pode sofrer alteração ao longo do tempo porque a investigação do crime é complexa e a consolidação da motivação pode exigir extensão de prazo e envio posterior pelas delegacias.

O município que mais registrou casos de feminicídio no estado foi Primavera do Leste, com quatro mortes. A cidade é seguida por Sinop (3), Várzea Grande (3), Chapada dos Guimarães (2), Peixoto de Azevedo (2), Rondonópolis (2) e Sorriso (2).

Apesar da redução dos feminicídios, o número geral de homicídios aumentou. Enquanto em 2018 foram 82 casos, no ano passado foram 87 mortes. De acordo com a série histórica, Mato Grosso registrou 85 homicídios de mulheres no período de janeiro a dezembro de 2015; 91 em 2016; e 84 em 2017.