Magistrados do MS Afastados
Investigado por elo com Zampieri é alvo de operação da PF
Policiais federais estiveram em quatro endereços de Andresson Gonçalves, em Cuiabá
Polícia | 24 de Outubro de 2024 as 10h 11min
Fonte: Cíntia Borges - MidiaNews

O empresário Andresson Gonçalves é um dos alvos da Operação Ultima Ratio, que investiga a suspeita de um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Contra ele, há mandados de busca e apreensão.
Deflagrada pela Polícia Federal, a operação resultou no afastamento de cinco desembargadores da Corte sul-mato-grossense: o presidente Sérgio Fernandes Martins, Vladimir Abreu da Silva, Alexandre Aguiar Bastos, Sideni Soncini Pimentel e Marco José de Brito Rodrigues.
Andresson também é investigado pela suspeita de ser lobista em um esquema de vendas de sentenças no Superior Tribunal de Justiça.
O empresário, que atua no ramo de transportes, teria atuado em conluio com o advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro do ano passado em Cuiabá.
Segundo uma fonte da PF, a operação desta quinta cumpre mandados em cinco endereços ligados a Andresson. Um deles é sua casa no residencial Alphaville, em Cuiabá.
Ainda conforme a fonte, como o imóvel estava fechado e não havia ninguém, os policiais tiveram que contar com o auxílio de um chaveiro.
Segundo as investigações, o grupo é suspeito de lavagem de dinheiro, extorsão, falsificação e organização criminosa.
Os magistrados terão que usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de acessarem as dependências dos órgãos públicos e de se comunicarem com outras pessoas investigadas.
A operação é fruto de três anos de investigação da Polícia Federal.
O nome Ultima Ratio faz referência a um princípio do Direito segundo o qual a Justiça é o último recurso do Poder Público para parar a criminalidade.
Além de Cuiabá, os 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça estão sendo cumpridos em Campo Grande (MS), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Relação com Zampieri
Uma série de reportagens publicadas pela revista Veja nas últimas semanas revelou a relação entre Andresson e Zampieri.
Conforme a publicação, os dois teriam se unido para "um negócio milionário". Andresson é suspeito de captar clientes que tinham interesse em processos que tramitavam no STJ.
"O empresário usava sua rede de contatos em Brasília para manipular o resultado de julgamentos. O esquema, revelado por Veja há duas semanas, funcionou até dezembro do ano passado, quando Zampieri foi morto em Cuiabá", diz a publicação.
Notícias dos Poderes
Ex-mulher de sargento se entrega após trama contra presidente do TJ-MT
Laura Kellys é ex-esposa de militar que intermediou morte de advogado
19 de Agosto de 2025 as 14h55Homem que assassinou ex-companheira com diversos tiros em pesqueiro deu risada ao ser preso
“Ele ria, debochava. Disse que cometeu o crime e que pretendia se entregar depois, achando que se passassem 24 horas não sofreria punições”, relatou a delegada
19 de Agosto de 2025 as 15h12Polícia Civil mira grupo criminoso envolvido em desvio de mais R$ 1,1 milhão em carga de grãos
Entre os alvos estão dois ex-funcionários a empresa vítima do furto qualificado da carga
19 de Agosto de 2025 as 07h55Quadrilha que faturou R$ 2 milhões com golpes na OLX e Facebook é alvo da Polícia Civil em Cuiabá
Investigações iniciaram em 2022, após denúncias que levaram à desarticulação de um escritório do crime de estelionato na capital
19 de Agosto de 2025 as 08h45Golpe digital já tomou dinheiro de mais de 2 mil vítimas em Mato Grosso; delegado alerta
19 de Agosto de 2025 as 07h45Criminoso que assassinou a ex-companheira a tiros em pesque-pague é preso durante fuga
18 de Agosto de 2025 as 19h35Grupo é preso após invadir reserva ambiental para desmatar e vender terrenos em MT
Denúncia relatou a presença de um grupo abrindo clareiras, demarcando lotes e promovendo o desmate para revenda de terras.
18 de Agosto de 2025 as 11h13VÍDEO: Homem finge que vai entregar presente e mata ex-namorada em pesqueiro
O crime foi registrado por uma câmera de segurança do local
18 de Agosto de 2025 as 12h00