Golpe do amor
Idoso do RS que acreditava estar se relacionando com investidora americana perde mais de R$ 2 milhões, diz polícia
Conforme investigação, homem de 71 anos foi vítima de estelionatários virtuais. Seis pessoas que teriam envolvimento com o golpe foram presas nesta quarta-feira (27) em cidades de SP
Polícia | 28 de Novembro de 2024 as 08h 50min
Fonte: Redação G1

Um idoso de Jari, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, transferiu mais de R$ 2 milhões, entre 2022 e 2023, para um grupo criminoso que se passava por uma mulher nas redes sociais. De acordo com a Polícia Civil, o homem de 71 anos acreditava estar mantendo um relacionamento virtual com uma investidora americana, que prometia vir ao Brasil para conhecê-lo pessoalmente.
Segundo a investigação, a vítima caiu em uma fraude virtual conhecida como "golpe do amor". A quadrilha utilizava o perfil falso prometendo enviar presentes, como joias, com a contrapartida de que o homem depositasse valores referentes a impostos de encomendas internacionais, alfândega, entre outros tributos.
Nesta quarta-feira (27), seis pessoas foram presas em São Paulo, Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e Osasco, em uma operação liderada pela Delegacia de Polícia de Tupanciretã (RS) e que contou com apoio de agentes dos estados de São Paulo e do Ceará. Outros sete possíveis envolvidos no golpe estão sendo procurados.
Também foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos como celulares e notebooks, e cartões bancários. Bens e valores em contas bancárias dos criminosos foram bloqueados.
Investigação e prisões
Depois de dois anos e do alto valor transferido, o idoso percebeu que estava sendo vítima de estelionato e procurou a polícia. A partir da denúncia, teve início a "Operação Dom Quixote", que identificou 13 suspeitos envolvidos na fraude.
O caso é investigado como estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A Polícia Civil afirma que segue trabalhando para desarticular a rede criminosa. Participaram da operação 25 policiais do RS, 14 agentes de SP e quatro de CE.
Notícias dos Poderes
Ossadas são achadas em duas covas rasas
As ossadas tinham marcas de decapitação
22 de Outubro de 2025 as 06h52Mulher que matou o marido após bebedeira ganha liberdade em MT
Juiz entendeu que não há risco de fuga
22 de Outubro de 2025 as 06h48Homem finge a própria morte para descobrir quantas pessoas iriam ao seu funeral
Ex-militar simulou morte e organizou cerimônia fúnebre completa antes de se levantar do caixão durante velório
22 de Outubro de 2025 as 08h23Falso cirurgião é preso durante procedimento de aumento peniano
Homem usava banco de trás de carro antigo como sala cirúrgica e realizava outros procedimentos genitais
22 de Outubro de 2025 as 07h53Mulher denuncia que foi enterrada viva pelo ex-namorado após tentativa de feminicídio na Bahia
22 de Outubro de 2025 as 07h10Justiça solta policiais suspeitos de envolvimento em assalto ao Sicredi
Apesar da liberdade concedida, os militares deverão cumprir algumas medidas cautelares.
21 de Outubro de 2025 as 16h30Sargento sorri em vídeo com amigo antes de ser morto por ele
Suspeito também é policial
21 de Outubro de 2025 as 15h32