Investigação
Gaeco Investiga 20 Candidatos a Vereador por Suposto Financiamento de Facção Criminosa em 8 cidades de MT
Polícia | 26 de Setembro de 2024 as 15h 38min
Fonte: Redação Gazeta Digital
O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) está investigando vinte candidatos a vereador em Mato Grosso por suspeita de terem suas campanhas eleitorais financiadas por uma facção criminosa. As investigações apontam que a facção está tentando influenciar o processo eleitoral em pelo menos oito cidades do estado, incluindo: Cuiabá, Várzea Grande, Nobres, Cáceres, Sinop, Primavera do Leste, Sorriso e Alta Floresta.
De acordo com o coordenador do Gaeco, Adriano Roberto Alves, a facção criminosa mudou de tática e agora investe dinheiro vivo em políticos, esperando que, uma vez eleitos, esses candidatos favoreçam a facção em suas ações. “A facção viu na política uma oportunidade de lavar dinheiro sem ser detectado pelos órgãos policiais, investindo na base eleitoral de vereadores”, afirmou Alves.
A preocupação do Gaeco é que esses candidatos, caso eleitos, possam ascender a cargos mais altos, como prefeitos, deputados e até senadores, aumentando a influência do crime organizado no estado. “Estamos acompanhando isso de perto, e, até o momento, o Gaeco investiga 20 candidatos. No entanto, devido ao crescimento da influência que o crime organizado busca no processo eleitoral, foram criados novos órgãos de fiscalização na Polícia Civil e até na Polícia Federal. Esse número pode dobrar”, alertou Alves.
As investigações revelam que o dinheiro investido pela facção criminosa, muitas vezes por meio de laranjas, é utilizado para impulsionar campanhas eleitorais, incluindo a produção de materiais publicitários e a compra de votos. “Por exemplo, para colocar uma placa de campanha em frente a uma casa, o candidato paga como forma de garantir a compra de votos”, explicou o promotor.
Além disso, o Gaeco descobriu que a facção criminosa busca vantagens para lavar dinheiro em eventos, como shows de cantores trazidos por faccionados a Mato Grosso, e influencia leis municipais, zoneamento urbano e apoia jogos de azar em campeonatos amadores no estado. “Muitas vezes, esses campeonatos são realizados com dinheiro público, e o apoio é garantido por vereadores financiados pela facção”, concluiu Alves.
As investigações continuam, e o Gaeco promete intensificar a fiscalização para impedir que o crime organizado continue a influenciar o processo eleitoral em Mato Grosso.
Notícias dos Poderes
Homem é executado a tiros no meio da rua por criminoso em caminhonete
Até o momento, ninguém foi preso.
13 de Dezembro de 2024 as 11h28Pai e filho são presos por matar pastor a facadas
Suspeitos alegaram legítima defesa
13 de Dezembro de 2024 as 11h15Delegado conclui inquérito e diz que influencer foi decapitada enquanto ainda estava viva
Vítima foi sequestrada horas antes de ser assassinada pelos faccionados
13 de Dezembro de 2024 as 10h48Sorriso: Homem é socorrido pelos Bombeiros após ser baleado
Suspeitos ainda não foram localizados
12 de Dezembro de 2024 as 10h45Sorriso: PC cumpre 30 mandados e prende policial penal que levava celulares para dentro de cadeia
Celular estava escondido em caixa de bombom
12 de Dezembro de 2024 as 10h31Furioso com morte da mãe, homem xinga funcionários da UPA e destrói bebedouro
O homem ainda ameaçou pegar a arma dos guardas e dar um tiro ‘na cara de cada um’.
11 de Dezembro de 2024 as 20h50Homem é encontrado morto no bar de garimpo
Caso é investigado pela Polícia Civil
11 de Dezembro de 2024 as 11h37Farmácia de Cuiabá usada para lavar dinheiro do tráfico em Sinop movimentou R$ 9 milhões em dois anos
Na segunda fase da operação foram cumpridos 20 mandados, entre prisões, buscas e sequestros de bens móveis e imóveis
11 de Dezembro de 2024 as 10h37