Investigação
Delegado pede demissão após ser investigado por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção em MT
Geordan Fontenelle estava em estágio probatório, que terminaria em novembro. A Polícia Civil informou que as investigações continuam
Polícia | 04 de Junho de 2024 as 12h 16min
Fonte: Redação G1-MT
O delegado da Polícia Civil, Geordan Fontenelle Rodrigues, preso no dia 17 de abril por suspeita de envolvimento em uma esquema de corrupção, em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá, pediu demissão do cargo, nessa segunda-feira (3). O investigado estava em estágio probatório – período de experiência – que terminaria em novembro.
Segundo a polícia, o documento passará pela análise da assessoria jurídica e da diretoria para as providências cabíveis, e que as investigações sobre a conduta do delegado continuam.
No dia 23 de abril, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um pedido de habeas corpus feito pela defesa do delegado. Mas, em 16 de maio, ele foi solto, sob imposição de algumas medidas cautelares, como a proibição de sair do Brasil e emitir passaportes, uso de tornozeleira eletrônica e afastamento das funções.
Entenda o caso
Geordan é investigado na Operação Diaphthora, que apura o envolvimento de policiais civis, advogados e garimpeiros em um esquema de corrupção passiva, associação criminosa, advocacia administrativa e assessoramento de segurança privada.
No dia 17 de abril, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sete de busca e apreensão e três medidas cautelares, em Peixoto de Azevedo.
Entre os crimes praticados pela associação criminosa, estão o pagamento de vantagens indevidas para liberação de bens apreendidos, exigência de pagamento de “diárias” para hospedagem de presos no alojamento da delegacia e pagamentos mensais sob a condição de decidir sobre procedimentos criminais em trâmite na unidade policial.
As investigações revelaram conversas em que o delegado e o investigador de polícia, Marcos Paulo Angeli, também preso na operação, negociam pagamentos de propina com garimpeiros dentro da própria delegacia.
A defesa de Geordan nega as acusações e informou que irão esclarecer e provar a inocência dele. Além disso, classificou a prisão do delegado como uma medida extrema. A defesa de Marcos não quis se manifestar.
Notícias dos Poderes
Homem é executado a tiros no meio da rua por criminoso em caminhonete
Até o momento, ninguém foi preso.
13 de Dezembro de 2024 as 11h28Pai e filho são presos por matar pastor a facadas
Suspeitos alegaram legítima defesa
13 de Dezembro de 2024 as 11h15Delegado conclui inquérito e diz que influencer foi decapitada enquanto ainda estava viva
Vítima foi sequestrada horas antes de ser assassinada pelos faccionados
13 de Dezembro de 2024 as 10h48Sorriso: Homem é socorrido pelos Bombeiros após ser baleado
Suspeitos ainda não foram localizados
12 de Dezembro de 2024 as 10h45Sorriso: PC cumpre 30 mandados e prende policial penal que levava celulares para dentro de cadeia
Celular estava escondido em caixa de bombom
12 de Dezembro de 2024 as 10h31Furioso com morte da mãe, homem xinga funcionários da UPA e destrói bebedouro
O homem ainda ameaçou pegar a arma dos guardas e dar um tiro ‘na cara de cada um’.
11 de Dezembro de 2024 as 20h50Homem é encontrado morto no bar de garimpo
Caso é investigado pela Polícia Civil
11 de Dezembro de 2024 as 11h37Farmácia de Cuiabá usada para lavar dinheiro do tráfico em Sinop movimentou R$ 9 milhões em dois anos
Na segunda fase da operação foram cumpridos 20 mandados, entre prisões, buscas e sequestros de bens móveis e imóveis
11 de Dezembro de 2024 as 10h37