Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Uma triste história

Criança tem cinco dedos amputados após incêndio em casa em MT

Polícia | 09 de Fevereiro de 2016 as 10h 51min
Fonte: G1 MT

O menino João Miguel, de dois anos, que foi salvo por um bombeiro durante um incêndio em um bairro de Cuiabá, em dezembro passado, precisou ter os dedos do pé direito amputados pelos médicos, devido aos graves ferimentos sofridos. Segundo o bombeiro militar Marcos Vinícius Castro de Arruda, que resgatou a criança, João Miguel está se recuperando bem e continua internado no Pronto-Socorro de Cuiabá.

Após o resgate, o cabo Vinícius foi convidado a ser o padrinho da criança e aceitou. Ele visita o menino regularmente e afirmou que é visível a recuperação de João Miguel, mas que ainda se recorda do susto que tomou ao ser informado de que o menino precisaria passar por uma cirurgia de amputação. “Os dedos do pé direito foram muito afetados pelo fogo. Eu sabia da extensão dos ferimentos, mas quando soube disso [da amputação], fiquei em choque”, relembrou.

Desde que foi internado no Pronto-Socorro da capital, em 14 de dezembro de 2015, João Miguel passou bastante tempo sedado, por causa das dores causadas pelas queimaduras de 3º grau que atingiram principalmente as pernas e a região das costas. Atualmente, porém, a criança já passa seus dias acordada. “Agora, quando chego lá ele já está conversando, se recuperando bem das cirurgias que passou”, disse.

Ao todo, João Miguel passou por pelo menos três cirurgias para a retirada da pele atingida pelo fogo e para a inserção de enxerto nas duas pernas. Segundo o padrinho, a maior parte das faixas que envolviam o corpo da criança foi retirada e a expectativa é de que ele continue o tratamento de recuperação, que deve durar aproximadamente quatro meses, fora do hospital. “Por enquanto, ele continua na cama, ainda não está andando, mas deve ir para casa em breve”, afirmou.

 

Incêndio

O incêndio ocorreu na manhã do dia 14 de dezembro do ano passado. João Miguel foi resgatado de um dos quartos pelo cabo Vinícius. “Ele estava com o corpo preso debaixo da madeira e, quando o peguei nos braços, estava bem 'molinho'. Na hora, eu pensei que ele estava morto”, contou o bombeiro, na época.

Segundo a mãe de João Miguel, a auxiliar de serviços gerais Vanessa Vital, os quartos da casa onde a família morava, no bairro Alvorada, em Cuiabá, ficaram completamente destruídos após o incêndio e a família se mudou para uma outra residência, no mesmo bairro. A mãe acompanha o tratamento da criança no hospital e aguarda o filho receber alta hospitalar.