Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Denúncia

Assentados da comunidade Ena denunciam irregularidade na extração de madeira

O GC Notícias participou da reunião na comunidade

Polícia | 12 de Setembro de 2016 as 11h 27min
Fonte: GC Notícias/André Jablonski

| Foto: GC Notícias

Mais de 60 pessoas participaram da reunião do último sábado na comunidade Ena, que pertence ao município de Feliz Natal (121 km de Sinop). Os assentados denunciam que o acordo do manejo florestal não está sendo cumprido.

Através de assembleia, a DB Comércio Beneficiamento e Exportação de Madeira LTDA, tem o direito de 50% da madeira extraída e os moradores da comunidade ficam com a outra metade.

Quase 60 dias depois do início do manejo, a empresa não entregou as madeiras que pertencem às famílias. De acordo com os moradores, toda matéria-prima extraída já está sendo vendida, sem o consentimento dos assentados. O dinheiro das vendas também não foi pago.

Alguns moradores denunciaram ao GC Notícias que caminhões estariam transportando madeira no período noturno, sem a fiscalização. Foi denunciado também que as pessoas responsáveis por essa fiscalização que ocorre durante o dia, não foram escolhidas através de assembleia.

O GC Notícias tentou entrar em contato com a empresa, mas não teve êxito até o fechamento desta reportagem.

GCNOTÍCIAS+

Durante a permanência da equipe de reportagem no assentamento, moradores denunciaram que o prefeito de Feliz Natal Toni Dubiella (PSD), filho do proprietário da DB Comercio Beneficiamento e Exportação de Madeira LTDA, intimidou moradores com a Polícia Civil.

D.B. morador há 13 anos aceitou gravar entrevista. 

“Nós vivemos aqui sob pressão de policial civil, me prenderam duas vezes, uma delas na minha casa, sem a autorização do juiz, e eu me sinto constrangido ser chamado de ladrão, ainda na frente da minha família”

Quem mandou prender o senhor? E qual foi à alegação da prisão?

“A alegação foi que eu estava retirando lascas, isso aconteceu por volta das 11 horas da noite, e quem está por trás de tudo isso é o prefeito Toni Dubiella”

Neste dia, quantas pessoas foram presas?

“Oito pessoas foram presas, o delegado Evandro estava junto”

Em resposta, o prefeito disse que a polícia agiu devido ao furto de madeiras ocorrido na região. Os moradores negaram.

A reportagem completa, com depoimentos de outros moradores, está sendo produzida pela filial da TV Record em Sinop.