Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Dados

41% dos presos de MT voltam para a cadeia em até 5 anos

Essas pessoas foram acompanhadas por 4 anos para saber em quantos casos o reeducando volta ao crime

Polícia | 04 de Março de 2020 as 09h 18min
Fonte: Gazeta Digital

Um levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostrou que em Mato Grosso, dos presos que foram soltos em 2015, 41,30% voltaram para uma penitenciária pelo menos uma vez até 2019.

Para o cálculo foram considerados os presos que cumpriram a pena ou tiveram soltura antecipada em 2015. Essas pessoas foram acompanhadas por 4 anos para saber em quantos casos o reeducando volta ao crime - e à prisão.

No Brasil a taxa de reincidência ou reentrada no sistema prisional é de 42,50%, sendo o maior nível registrado no Espírito Santo (75) e o menos em Minas Gerais (9,5%).

Em Mato Grosso, na análise do sistema socioeducativo, que concede a adolescentes infratores um sistema de responsabilização diferente dos adultos, a taxa de reincidência é de 16,7%. Para os menores de idade a internação provisória pode durar, no máximo, 3 anos.

Na comparação entre os estados e a reentrada no socioeducativo, o Rio de Janeiro lidera o ranking, com 39,8% dos adolescentes voltando para o sistema em 4 anos. O menor índice foi registrado no Maranhão, com 12,5%.