Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Usando o GC para Fake News

Notícias dos Poderes | 14 de Maio de 2021 as 09h 18min

O GC Notícias voltou a ser utilizado para produzir Fake News. O método foi o mesmo das vezes anteriores: uma imagem de uma parte real do site, que foi editada com algo que o GC Notícias não publicou. Dessa forma, cria-se a falsa ideia de que aquele conteúdo foi de fato noticiado pelo portal.

O assunto da vez foi a caravana de sinopenses que foi a Brasília participar do protesto em prol do presidente Jair Bolsonaro - que partiu nesta quinta-feira (13). A notícia original é esta aqui (clique para ver). O “fake” que circula nas redes sociais usa a mesma foto da reportagem, o fundo do site e a fonte, mas edita a manchete com um texto que não foi escrito pelo GC Notícias: “Nem pagando sindicato rural consegue lotar ônibus para protesto em Brasília”.

Em nenhum momento a reportagem usou esses termos ou mesmo mencionou algum tipo de remuneração dada às pessoas que embarcaram na caravana. A edição falsa acaba utilizando da credibilidade do site de notícias para fazer cabo de guerra político – algo que reprovamos.