Bom dia, Domingo 20 de Setembro de 2020

Notícias dos Poderes

Usando a usina para pescar votos

| 21 de Agosto de 2020 as 16h 53min

A cada imprevisto – ou mesmo nos impactos “previstos” – que ocorre na usina de Sinop, uma tropa de políticos “amigos do meio ambiente” brota da terra. É gente que faz vista grossa para queimada, para uso desenfreado de agrotóxico e que derruba mata ciliar para fazer seu pesqueiro, mas que quando um peixe boia no reservatório da usina, corre para fazer escândalo nas redes sociais.

Tem muitas figuras assim em Sinop, mas hoje vamos falar de um vereador de Itaúba – onde de fato fica o barramento da usina. Douglas da Rodoviária, como é conhecido, tem esquentado grupos de WhatsApp com fotos e vídeos seus feitos na jusante da barragem da UHE Sinop. O povo de Mato Grosso tem um carinho pelos seus rios. Postar uma foto de peixe morto e fazer polêmica em cima disso, é como pescar eleitores em um aquário.

Nesse caso, o oportunismo é duplo. Além de se valer das tragédias, o vereador também lucra quando tudo funciona bem na usina. Isso porque ele tem uma empresa de turismo, que leva praticantes de pesca esportiva para desfrutar dos bons cardumes que se formam no pé da barragem. Não foi difícil encontrar fotos desses grupos de pescadores levados por Douglas, na linha de segurança definida pela usina.

Aliás, também é fácil encontrar foto do vereador quando a usina entrega algo para população local. Douglas está conseguindo vender seu peixe, seja vivo, morto ou mesmo quando sequer existe peixe.

Recentemente o vereador foi denunciado por disseminar fakenews (notícia falsa). Ele andou dizendo que havia possíveis rachaduras na barragem da usina. Como já existia uma denúncia em que o vereador incitava uma ação de vandalismo na área da usina, o caso foi dirigido às autoridades federais.

Assim como na pesca, com ou sem usina, o peixe morre pela boca. Não é assim que se fisga a simpatia do povo.