Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Unificar as eleições

Notícias dos Poderes | 31 de Maio de 2019 as 15h 38min

Depois de passar pela Câmara dos Deputados, o Senado deve apreciar a proposta que prorroga mandato dos atuais vereadores e prefeitos em regime de urgência urgentíssima. A solicitação é do senador Wellington Fagundes (PL-MT), que já conversou sobre o assunto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Hoje sob apreciação da Câmara, a proposta prevê a coincidência das eleições a partir de 2022, quando o eleitor poderá escolher desde o vereador a presidente da República. O relator, deputado federal por Mato Grosso, Valtenir Pereira, diz que a realização de eleições no Brasil somente a cada quatro anos – e não mais a cada dois anos como acontece hoje – vai representar uma economia de R$ 3 bilhões.

O projeto precisa ser aprovado até outubro para valer já para as eleições do ano que vem.

O senador Wellington Fagundes também estuda a proposta de apresentar um projeto de Lei, no Senado, também prevendo a coincidência das eleições. “Vamos analisar essa possibilidade. Assim, quando a proposta da Câmara chegar ao Senado, o assunto já teria sido discutido também pelos senadores”, disse.

O presidente da União de Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, acredita que a proposta – tanto na Câmara, quando no Senado – não encontre grandes dificuldades de aprovação.