Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Que conta é essa IBGE?

Notícias dos Poderes | 28 de Agosto de 2020 as 17h 15min

Nessa quinta-feira (27), o IBGE divulgou a revisão do censo populacional, posicionando Sinop com 146.005 habitantes. No ano passado, a prefeitura de Sinop contestou o resultado – e fará o mesmo esse ano.

O secretário de Finanças do município, Astério Gomes, disse ao GC Notícias que encaminhou ao IBGE um ofício referente aos dados da revisão. Segundo Gomes, dessa vez a gestão vai pedir a metodologia utilizada pelo órgão para chegar nesse resultado. A estratégia é pegar a metodologia do IBGE e replicar, para ver se “a conta fecha”.

Em 2019, quando o IBGE estimou a população de Sinop em 142.996 habitantes, a prefeitura pediu a revisão da revisão. Para a gestão local, o município já havia passado da cota de 220 mil habitantes. O principal argumento do pedido foi o fato de existirem 55.540 contas de luz ativas na categoria residencial – conforme dados da Energisa.

Assim que tiver acesso a metodologia, Gomes pretende questionar, mais uma vez, os resultados do levantamento feito pelo órgão. Mas já ponderou: “Nós vamos questionar, mas no fim a decisão final é do órgão”, comentou.

O planejamento do IBGE era para realizar um novo censo esse ano – o último foi em 2010. Em função da pandemia de Covid-19 e de remanejamentos no orçamento federal, a ação está em suspenso. Um novo censo faria a visita, domicílio por domicílio, para recontar a população – o que poderia colocar um fim na discussão de quantos habitantes tem em Sinop.