Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Aríete

Notícias dos Poderes | 01 de Setembro de 2015 as 18h 10min

O DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar ), divulgou na última semana a lista das 100 “cabeças” mais influentes do Congresso Nacional. Muita gente ficou orgulhosa de sair entre os “cabeças”, mesmo sabendo que está na mesma lista de “ilustres” onde figura Fernando Collor Lamborghini de Mello, Renan Calheiros, Gleisi Hoffmann e outros frequentemente carimbados nos noticiários.

Em Mato Grosso, 2 estão entre os cabeças. Blairo Maggi, senador do PR, e Nilson Leitão, deputado federal pelo PSDB.

O interessante é que a Lista dos Cabeças, além do nome, cargo, partido e profissão, traz a seguinte informação de cada político: Habilidade. Nesse campo é descrito o recurso que o deputado ou senador tem mais aflorado ou que mais utiliza em seu expediente.

Na ficha do Blairo, o campo Habilidade é preenchido com a palavra “Articulador”. Para chamar as coisas pelos nomes, vamos ao Aurélio – “Articulador: pessoa que articula, que estabelece contatos, combinações”.

Já na ficha de Leitão, a Habilidade é “Debatedor”, que pelo dicionário “é quem discute, alterca”. Mas vamos pegar a definição do DIAP, que é o dono da lista. “São parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário ou na imprensa, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso. São, por essência, parlamentares extrovertidos, que procuram ocupar espaços e explorar os assuntos que possam ser notícia”. Sem dúvida é do deputado federal mais votado de Mato Grosso que o DIAP está falando.

Separando as “cabeças” por dons, a lista tem 40 Debatedores, 29 Articuladores, 20 Formuladores, 9 Negociadores e apenas 2 Formadores de Opinião.