Violência contra mulher
Casos de violência doméstica aumentam em Sinop, durante a pandemia
De acordo com a presidente do PLP’s os números aumentaram em 2020
Polícia | 15 de Maio de 2020 as 10h 51min
Fonte: Geovanna Klaus

O número de casos de violência contra mulher aumentou em Sinop durante a quarentena, uma medida adotada pelo governo para evitar a propagação do covid-19.
De acordo com a presidente do PLP’s (Promotoras Legais Populares), em média, 5 medidas protetivas são concedidas diariamente para mulheres em situação de violência doméstica, em Sinop. As medidas protetivas são determinações que visam garantir a segurança das vítimas. Em caso de descumprimento, o agressor pode ser preso.
Durante o período de isolamento social, a Delegacia de combate à violência contra mulher e a Rede de Enfretamento a Violência Contra a Mulher continuam funcionando. “O atendimento na delegacia da mulher é das 8h às 11 e da 13h as 18h, porém a partir das 18h, essa mulher pode ir na delegacia municipal, na Avenida das Acácias, lá ela pode fazer a denúncia e requerer a medida protetiva. Muitas mulheres não sabem, então elas aguardam chegar na segunda-feira, aguardam passar o fim de semana, mas não precisa”, explicou Eliane dos Santos, presidente da PLP’s.
Além das delegacias que ajudam nesse combate a violência, a rede de enfrentamento também disponibilizou um número para disk denúncia. “As denúncias que chegam, nós encaminhamos para a delegacia, para que sejam investigadas”, disse a presidente. O número é 66-99662-9771.
Quando a vítima estiver correndo perigo, ela ou alguém que estiver próximo, pode acionar o 190, para fazer a prisão do agressor, em flagrante.
O projeto faz o acompanhamento das vítimas de agressão. “Nós vamos encaminhar essa mulher para um atendimento psicológico, orientar, dizer o que ela tem que fazer em caso de descumprimento da medida, vamos dar todo esse suporte para ela e também para os filhos”, relatou Eliane.
Ao ouvir gritos, choros, quebradeira, briga, ligue e denuncie. A denúncia anônima pode salvar vidas, principalmente neste momento em que a mulher está afastada do seu círculo social.
Notícias dos Poderes
Estagiária de Fórum é presa com pai acusados de liderar esquema de golpes na OLX
13 de Setembro de 2025 as 09h35Quatro pessoas são mortas em menos de 4h em Colniza
12 de Setembro de 2025 as 17h47Três são presos por invadir condomínio em Cuiabá e tentar matar morador a mando de preso da PCE
12 de Setembro de 2025 as 17h45Delegado: 'Adolescentes cogitaram matar servidora a facadas ou pauladas mas optaram por asfixiá-la
12 de Setembro de 2025 as 14h20Polícia de Cuiabá desmantela golpe milionário de pirâmide financeira com promessas no YouTube
12 de Setembro de 2025 as 12h05Polícia: servidora de MT foi morta pela filha por rejeitar namoro
Adolescente de 13 anos foi apreendida na quinta-feira (11), junto de outros três menores, de 15 e 16 anos
12 de Setembro de 2025 as 09h48