'Portal da Amazônia'
Zampieri temia ser morto e tentou comprar decisão para manter ação milionária com juiz afastado
Zampieri tentou comprar decisão para manter processo com juiz Ivan Lúcio Amarante
Geral | 27 de Novembro de 2024 as 18h 37min
Fonte: VGN

O advogado Roberto Zampieri, morto em dezembro de 2023, já temia ter a vida ceifada em 2021 pelo envolvimento no esquema de venda de sentença no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação consta nas mensagens extraídas do celular do advogado a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com diálogos registrados em 24 de junho de 2021, Roberto Zampieri encaminhou um arquivo ao lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como a pessoa que negociava a compra das sentenças no STJ, de uma ação envolvendo disputa no município de Santa Terezinha, a 1.329 km de Cuiabá, em relação à propriedade da fazenda “Portal da Amazônia”, com área de aproximadamente 10 mil hectares. O valor do imóvel era de mais de R$ 15 milhões. Zampieri atuava como advogado de 21 posseiros que tentavam no STJ manter a posse do imóvel.
No dia anterior, 23 de junho de 2021, a ministra do STJ, Nancy Andrighi, havia concedido decisão na qual considerou prejudicada a ação que buscava retirar das “mãos” do juiz da 2º Vara de Vila Rica, Ivan Lúcio Amarante (que foi suspenso por envolvimento no esquema de venda de sentença), o processo sobre a disputa do imóvel. No processo, é citado que, em 18 de junho, um magistrado que substituiu Ivan Lúcio, havia reconhecido a incompetência do Juízo para julgar a ação.
Com isso, o processo milionário seria encaminhado para a 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo (TJSP), conforme solicitado pela empresa Agropecuária Lago Grande S.A (com sede em Confresa), que arrematou a propriedade por mais de R$ 15 milhões, na ação de falência do Frigorífico Kaiowa S.A.
Descontente com a decisão, e usando as expressões “tô morto”, Zampieri mandou a seguinte mensagem para Andreson de Oliveira:
Desconhecido [Zampieri]: “Opa. Agora eu To morto meu amigo”.
Desconhecido [Zampieri]: “Por favor veja com sua amiga o que tem que ser feito p ELA CORRIGIR ESSA DECISÃO, se não eu to morto meu amigo”.
Desconhecido [Zampieri]: “Por favor, passe p ela e veja se pode ser assim. Obrigado”.
Poucos dias depois, em 29 de junho, uma nova conversa foi firmada entre Andreson e Roberto Zampieri, oportunidade em que o lobista afirmou, em áudio, que já havia cobrado a “assessora do conflito de competência” e que “vai dar tudo certo”. Contudo, em 30 de junho a ministra rejeitou o pedido de Zampieri.
Notícias dos Poderes
Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33Prefeito destaca parceria com 'Sistema S' e pujança de Sinop em inauguração do Sesi
18 de Agosto de 2025 as 09h48Operação Lei Seca registra 11 prisões por embriaguez e 49 veículos removidos em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 09h43Morre Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews
Segundo informações repassadas pela família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava, em Cuiabá
17 de Agosto de 2025 as 20h43