OAB-MT
Xênia propõe mudança no formato de escolha dos representantes do quinto constitucional
Geral | 28 de Outubro de 2024 as 09h 31min
Fonte: Da Redação

A candidata à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Xênia Guerra, tem como proposta para a advocacia mato-grossense a reformulação do processo de indicação dos representantes do quinto constitucional.
“Uma das minhas propostas é mudar esse formato, para que você, advogado ou advogada, também possa participar. É hora de devolver o poder à advocacia. Juntos, conseguiremos garantir que a escolha do representante do quinto de fato represente toda a advocacia”, afirmou Xênia.
Atualmente, apenas os conselheiros titulares eleitos participam dessa decisão, o que, segundo Xênia, não reflete a vontade de toda a advocacia. Portanto, a proposta de Xênia visa democratizar o processo, ampliando a participação dos advogados na escolha dos representantes do quinto constitucional.
Este modelo mais democrático já é adotado em alguns estados como na Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, onde a votação se dá de forma direta.
A Constituição prevê que 20% das vagas de determinados Tribunais sejam destinadas a integrantes do sistema de Justiça que não sejam da carreira da magistratura, como membros do Ministério Público e advogados.
“O quinto constitucional é um instrumento de democratização do Poder Judiciário, sendo assim, é importante também que toda a classe possa participar deste processo”, afirma Xênia.
Notícias dos Poderes
Motociclista evita suicídio de desorientado em trincheira de MT
Homem estava "pendurado" em mureta
17 de Novembro de 2025 as 05h52Maior obra ferroviária do país vai ligar MT ao porto de Santos
Com custo de até R$ 15 bi, serão 743 quilômetros de trilhos entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde
16 de Novembro de 2025 as 19h55Semana começa com alerta de perigo intenso por tempestades no Brasil
Há oito alertas do Instituto Nacional de Meteorologia ativos
16 de Novembro de 2025 as 19h29Justiça Federal reconhece prescrição de pena contra servidores que desviaram R$ 1,3 milhão do IBGE em MT
Grupo agia por meio do uso de cartões de pagamento do governo federal, entre 2010 e 2013
16 de Novembro de 2025 as 19h18Nova espécie de peixe raro é identificada em rio do Estado; conheça
16 de Novembro de 2025 as 15h37Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país
Com 743 km previstos até 2030, 1ª f Ferrovia Estadual vai reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade do agronegócio
16 de Novembro de 2025 as 15h34