Eleições na Ordem
Xênia: 'O que vemos é uma gestão feita por uma ou duas pessoas, enquanto o interior é esquecido'
Declaração da candidata a presidência da OAB-MT aponta vícios na atual condução da entidade
Geral | 30 de Outubro de 2024 as 07h 00min
Fonte: Redação

A candidata à presidência da OAB-MT Xênia Guerra expressou duras críticas à gestão atual da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional de Mato Grosso, acusando-a de ignorar as necessidades das subseções do interior do estado e lembrá-las apenas durante o período eleitoral.
Segundo Xênia, a relação com as subseções no interior tem sido marcada por um nítido distanciamento com a administração centralizada em poucas pessoas e decisões sendo tomadas de forma isolada, sem diálogo com as lideranças locais.
Xênia, que também é presidente da subseção de Sinop, destacou que o aumento do repasse às subseções, um recurso essencial para fortalecer a advocacia no interior, só foi alcançado devido à pressão contínua dos presidentes das subseções. “Ninguém veio para o interior no começo da gestão dizer: ‘Olha, vou dar o reajuste de repasse para você’. Nós tivemos que passar o primeiro ano inteiro brigando para aumentar o repasse das subseções,” declarou Xênia.
A candidata ainda criticou a atual gestão por, segundo ela, criar uma imagem de união e proximidade com as subseções no momento da eleição, enquanto no decorrer do mandato o interior teria sido amplamente negligenciado. "No período eleitoral, ouvimos o discurso de que todos somos Ordem, de que todos somos importantes e de que é ‘sobre pessoas’. Mas, na prática, o que vemos é uma gestão feita por uma ou duas pessoas que decidem tudo, enquanto nós, do interior, estamos aqui na ponta, trabalhando no dia a dia e sendo esquecidos,” afirmou Xênia.
Atualmente, Xênia conta com apoio de 20 presidentes de subseções, o que reforça a uma insatisfação generalizada entre as subseções, que buscam maior representatividade e recursos para atender as demandas da advocacia fora da capital. A advogada liderou um movimento pela proporcionalidade entre capital e interior e hoje conta com representantes de todas as subseções em sua chapa, tendo 49 membros do interior e 46 da capital.
“Eu vou construir uma gestão que valorize de fato todas as regiões, garantindo que o interior tenha voz ativa na Ordem”, finalizou Xênia, em evento realizado na cidade de Lucas do Rio Verde.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33Prefeito destaca parceria com 'Sistema S' e pujança de Sinop em inauguração do Sesi
18 de Agosto de 2025 as 09h48Operação Lei Seca registra 11 prisões por embriaguez e 49 veículos removidos em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 09h43Morre Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews
Segundo informações repassadas pela família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava, em Cuiabá
17 de Agosto de 2025 as 20h43