Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereador diz que Incra vai usar a PF para tomar lotes na beira do rio

Operação estaria marcada para o dia 9 de abril, abrangendo chácaras no Rio Teles Pires

Geral | 31 de Março de 2015 as 18h 00min
Fonte: Jamerson Miléski

A denúncia foi feita em tribuna, durante a sessão da Câmara de vereadores de Sinop, nesta segunda-feira (30). De acordo com o vereador Jonas Henrique de Lima (PMDB), o superintendente do Incra ameaçou utilizar a Polícia Federal para retomar todas as propriedades localizadas às margens do Rio Teles Pires e também na Agrovila, no assentamento Gleba Mercedes. Segundo o vereador, a operação irá acontecer no dia 9 de abril.

Jonas disse que o aviso da operação veio em tom de ameaça, durante uma reunião com o superintendente do Incra, a respeito das indenizações referentes a Usina de Sinop e as titularizações dos assentados na Gleba Mercedes. “Veio tipo uma ameaça. Vocês sabem o que eu vou mandar para vocês lá? Eu vou mandar a Polícia Federal, porque eu não sabia que a beira do Teles Pires estava sendo tomada pelos fazendeiros, pelos empresários de Sinop. E me questionou porque eu não denunciei. Eu falei que todos os superintendentes sabiam. Desde o primeiro dia da criação do assentamento. O assentamento foi homologado no dia 28 do 11 de 1997. Com 10 dias, com 30 dias, as pessoas trocavam os lotes por motos velhas, por televisões, por bicicleta, porque não valia absolutamente nada”, declarou o vereador.

Em seu discurso o vereador disse que o Incra tinha conhecimento de todas as irregularidades e ilegalidades cometidas ao longo dos anos no assentamento. “Que venha a Polícia Federal, os superintendentes do Incra, tem que cumprir a lei. Porque que não cumpriu a lei lá atrás, no começo?... Não cumpriram a lei no começo, no meio e querem cumprir no fim porque tem um grande empreendimento querendo meter a mão nas terras dos outros”, questionou o vereador, referindo-se a Usina Hidrelétrica de Sinop.

A operação, marcada para o dia 9 de abril, seria “em segredo” e promoveria a prisão e a retomada das áreas hoje sobre posse de terceiros, dentro do projeto de assentamento.

Confira no vídeo as denúncias feitas pelo vereador.