Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

FakeNews

Vídeo de ‘descoberta de petróleo’ em Mato Grosso é mentiroso

Gravação foi feita em 2016 e líquido que aparece nas imagens não é petróleo

Geral | 18 de Julho de 2019 as 18h 18min
Fonte: Redação com Agência Lupa

Foto: Divulgação

Um homem, com macacão laranja, aparece filmando um poço de extração de petróleo, que diz ser em São José do Rio Claro, Nova Mutum, Mato Grosso. Ele aponta a câmera para uma espécie de caçamba, cheia de um líquido viscoso e atesta: “petróleo puro”.

O vídeo circulou esta semana em diversas redes sociais. Algumas postagens diziam que era suficiente para abastecer o Estado por 80 anos e que, com isso, o combustível poderia ficar mais barato.

Mas nada disso é verdade. Primeiro que o vídeo foi feito em maio de 2016, por um funcionário da Queiroz Galvão Óleo e Gás. Essa empresa de fato foi autorizada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), em 2015, para perfurar um poço de 4,5 mil metros de profundidade na região de São José do Rio Claro, em Mato Grosso. A permissão era para “levantamentos de dados geológicos, geoquímicos e geofísicos”.

O que o funcionário diz ser “petróleo puro”, na verdade era uma mistura de óleos, graxas e fluídos utilizados no processo de perfuração do poço. Basicamente lixo do processo. Foi o que apontaram as análises subsequentes feitas em laboratório.

Ao longo de 2014, o extinto Jornal Capital, que precedeu o GC Notícias, divulgou uma sequência de contratos firmados pela ANP para prospecção de petróleo em solo mato-grossense – inclusive em Sinop. Apesar dos estudos e dos relatórios, nenhuma jazida de importância comercial foi apontada.

Veja abaixo o vídeo que viralizou.