Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Pesquisa

Uso de radares divide opinião dos sinopenses

Pesquisa mostra empate técnico entre quem apoia e reprova os equipamentos

Geral | 17 de Setembro de 2019 as 16h 48min
Fonte: Jamerson Miléski

O polêmico investimento da prefeitura de Sinop para a implantação de uma rede de radares eletrônicos no trânsito local se mostrou nem tão polêmico assim. Uma pesquisa realizada pelo departamento de economia da Unemat, em parceria com a CDL Sinop, revelou que a opinião da população sobre o tema está bastante dividida. Há um empate técnico entre que apoia a iniciativa e quem não quer nem saber de radares.

A pesquisa fez duas amostragens: uma com empresários locais e outra com a população em geral. Na primeira, foram ouvidos 120 lojistas. Destes, 51% declarou não apoiar a implantação de radares, enquanto 45% disseram ser favoráveis ao mecanismo eletrônico de fiscalização do trânsito. Apenas 4% não responderam.

Na segunda amostragem, com o público em geral, a pesquisa ouviu 176 pessoas. Nessa, a diferença entre as opiniões foi menor. 47% dos entrevistados disse não apoiar a implantação de radares. Outros 46% disseram concordar com a iniciativa da prefeita Rosana Martinelli (PR). Outros 7% não responderam.

Agrupando os dois resultados, 48,6% da população de Sinop ouvida discorda dos radares. 45,6% gostou da implantação e 5,7% não responderam.

 

Dirigindo diferente?

A pesquisa também questionou as pessoas se elas mudaram seu jeito de dirigir no trânsito depois que os radares começaram a ser instalados. Entre os empresários, 66% disseram que estão dirigindo da mesma forma, e 30% admitiu que já mudou algum hábito.

Entre a população em geral, o efeito dos radares e o medo das multas foi mais impactante. 57% dos entrevistados admitiram ter mudado seu comportamento no trânsito depois dos radares, enquanto 39% afirmou estar dirigindo do mesmo jeito.