Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 13 de Dezembro de 2024

Menu

União por uma OAB-MT mais inclusiva

Geral | 11 de Agosto de 2024 as 10h 58min
Fonte: Xênia Guerra

Neste domingo, dia 11 de agosto, comemora-se o Dia do Advogado. Data em que se celebra os 197 anos do primeiro curso de Direito no Brasil, de lá para cá, nossa profissão passou por transformações e entendo que vivemos agora a construção de um novo momento, em que, precisamos unir a advocacia para garantir que a nossa Ordem dos Advogados do Brasil, em Mato Grosso, seja cada vez mais inclusiva, participativa, e que olhe para as nossas diferenças.

O que queremos hoje é uma OAB plural e comprometida. A advocacia é formada por homens, mulheres, brancos, pretos, ricos, pobres, residentes na capital e no interior. Para que as políticas institucionais sejam plenas e representativas desta realidade é necessário que furemos a bolha e entremos todos porta adentro da Ordem, que sejamos parte, que façamos a mudança que queremos.

A nossa ordem precisa fazer enfrentamentos para defender a advocacia e isto só ocorre com uma advocacia unida, com uma advocacia forte, representativa, que faça enfrentamento e dê poder para o advogado, poder de votar, poder de decidir o nosso objetivo. A ordem precisa estar  comprometida em fazer diferente, em trazer uma mudança com responsabilidade.

A ordem precisa de pessoas com propósito, comprometidas, em construir uma gestão que seja participativa, inclusiva, na qual, nós, advogados, possamos nos ver na política de ordem.

Ao pensar em uma ordem representativa, fica claro que isto só é possível dentro de um propósito coletivo, plural, de todos. Não se trata de um plano de poder, mas sim de defender a advocacia com toda sua diversidade, sem separação.

Eu acredito que essa pluralidade pode trazer novos temas à discussão, com um olhar novo, diferente. Os temas essenciais da advocacia serão priorizados, como as prerrogativas e os honorários, mas poderemos dar um novo foco, e por isso que essa inovação é muito importante para todos, não só para a advocacia. Poderemos debater todos os temas com uma maior inclusão, de uma forma mais ampla e completa.

A união da capital e do interior trará uma gestão mais democrática com igualdade, justiça, união e proporcionalidade, para efetivamente promover a inclusão de toda a advocacia na OAB de Mato Grosso.

Feliz Dia dos Advogados!

Xênia Guerra é presidente da subseção de Sinop da OAB-MT