Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Ciência

Trabalhos de sinopense ganham galeria em museu da Itália

Crânios reconstruídos por designe 3D de Sinop serão expostos no museu da Universidade de Pádua

Geral | 22 de Janeiro de 2015 as 11h 24min
Fonte: Jamerson Miléski

Os trabalhos de reconstrução facial realizados pelo designer 3D, Cícero Moraes, serão expostos em um dos museus mais importantes da Itália. O sinopense foi convidado a expor suas obras em uma mostra no Museu da Universidade de Pádua. “A princípio seria uma mostra temporária, mas fui informado esta semana que será uma galeria permanente”, comemorou Cícero.

O espaço vai ser chamado de “FACCE. I molti volti della storia umana” (em italiano: Rostos. As muitas faces da história humana). A mostra reunirá 27 trabalhos de reconstrução feitos por Cícero. Serão 22 rostos de evolução humana e 5 históricos, todos feitos a partir dos crânios. Utilizando técnicas de reconstrução facial, computação gráfica, designer em 3 dimensões e concepções de anatomia humana, Cícero consegue fazer “fotografias” desses seres humanos a partir dos seus ossos, revelando a face que possuíam em vida.

A mostra será oficialmente aberta no dia 14 de fevereiro. O Museu de Pádua vai expor os crânios e fósseis conservados, tendo ao fundo as reconstruções feitas por Cícero. Os 5 crânios históricos são um ponto de destaque, uma vez que trazem os rostos de grandes figuras históricas. Além de Santo Antônio de Pádua, reconstruído por Cícero e já apresentado na Itália, estarão expostos Luca Belludi (sacerdote franciscano de origem nobre que foi canonizado), Francesco Petrarca (poeta italiano considerado o inventor do soneto), e Gianbattista Morgagni (médico anatomista, considerado o fundado da anatomia patológica). O 5º crânio é de uma múmia egípcia ptolomaica (cerca de 300 anos antes de Cristo). “Também estará na mostra 4 reconstruções do Homo Georgicus (hominídeos que viveram a 1,8 milhões de anos), sendo 3 delas exclusivas”, revela Cícero.

Praticamente toda a linha evolutiva que antecedeu a espécie humana (homo sapiens), da qual se tem registros fósseis, estará apresentada na mostra através das reconstruções de Cícero.  

 

Link do site da Universidade de Pádua falando sobre a mostra:http://www.unipd.it/musei/facce/