Clima extremo
Temporais derrubam cerca de 100 postes em dois dias em Mato Grosso
Energisa mantém contingência para atender os impactos das mudanças climáticas e alerta para medidas de segurança em caso de chuva forte.
Geral | 16 de Setembro de 2024 as 16h 19min
Fonte: Assessoria Energisa

Apesar do alívio dos focos de queimadas em alguns pontos do estado, a mudança de tempo nesse último fim de semana, trouxe impactos para a rede de distribuição de energia. Todas as equipes externas e de atendimento da Energisa Mato Grosso estão em alerta para possíveis transtornos causados por temporais. Em apenas dois dias, entre sábado e domingo, houve a queda de cerca de 100 postes no estado, principalmente na região entre Sapezal e Brasnorte.
De acordo com o coordenador de operação da companhia, Edvaldo Araujo, essas condições se agravam em regiões descampadas, com rajadas de vento acima dos 60 km por hora.
“As estruturas da rede elétrica da concessionária são projetadas e construídas com materiais resistentes para que em situações adversas, com uso de ferro e concreto. Porém, as condições apresentadas são extremas. Quando a chuva encontra campos abertos, o vento fica sem resistência e essa pressão sobre as redes de energia é muito maior”, explicou.
O coordenador pede a compreensão dos clientes e destaca que todos precisam estar atentos a segurança. “Por exemplo, não chegue perto de forma alguma do poste e da rede elétrica e acione a empresa. Além disso, é importante manter um raio de pelo menos dez metros de segurança, ao ver fios caídos. Como a água é um condutor elétrico natural, pode provocar choques e até mesmo acidentes mais sérios,” detalha Edvaldo.
Existem outros alertas para dias chuvosos, como:
- Não ligar equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas;
- Não fazer manutenções durante a chuva, principalmente em telhados, correndo o risco de ser atingido por raios. Os equipamentos elétricos ligados à tomada também não devem ser manuseados em momentos de chuva, pois há chance de choque elétrico;
- Sempre desligar o disjuntor em casos de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa;
- Evitar ficar perto de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados. Não encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigar em lugares abertos, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais;
- Em casos de objetos serem arremessados na rede elétrica por conta de ventos, a orientação é não aproximar e não tentar afastar a fiação.
Canais de atendimento:
- Site: www.energisa.com.br
- WhatsApp (Gisa): (65) 99999 7974
- Aplicativo Energisa On
- Call Center: 0800 6464 196
Notícias dos Poderes
Governador manda reforçar fiscalização contra bebidas adulteradas em MT
Mauro Mendes emitiu alerta às forças de segurança e reforçou atuação do programa Tolerância Zero
02 de Outubro de 2025 as 15h40Jovem enxadrista sinopense ganha destaque nacional e chega aos livros didáticos
02 de Outubro de 2025 as 12h21Cantor Leonardo é inocentado após ser processado por venda milionária de terrenos em MT
Há seis meses, Leonardo e empresários foram processados por vender terrenos no valor de R$ 48 milhões em Querência
02 de Outubro de 2025 as 12h14Estudante de Direito morre após quase dois meses internada
Acidente foi registrado por câmera de segurança
02 de Outubro de 2025 as 06h14Bebê cai do terceiro andar de prédio em MT e é socorrido em estado grave
Criança foi socorrida em estado grave após cair da varanda de um apartamento no terceiro andar, em Cuiabá
02 de Outubro de 2025 as 06h10Operação integrada reforça fiscalização contra pesca predatória na fase de reprodução dos peixes
Até o dia 31 de janeiro do ano que vem, a pesca amadora e profissional está proibida no estado
01 de Outubro de 2025 as 17h38Criança sobrevive por dias ao lado dos pais mortos após acidente em rodovia
Veículo e vítimas foram localizados na segunda-feira; menino estava na cadeirinha.
01 de Outubro de 2025 as 11h23Motociclista morre em colisão com carro em rodovia de MT
Vítima morreu no local
01 de Outubro de 2025 as 11h15