Internacional
Suspeita de infecção pelo vírus Marburg isola estação de trem na Alemanha; testes deram negativo
Estudante de medicina de 26 anos havia acabado de chegar de Ruanda, na África, onde um surto da doença de Marburg já matou 11 pessoas
Geral | 03 de Outubro de 2024 as 16h 58min
Fonte: Redação G1
A principal estação de trem de Hamburgo, na Alemanha, foi isolada nesta quarta-feira (2) devido à suspeita de que dois passageiros estivessem infectados com um perigoso vírus: o Marburg.
Um estudante de medicina alemão de 26 anos e sua namorada estavam chegando de Ruanda e apresentavam sintomas semelhantes aos da gripe. Como ele estava tratando pacientes com o vírus no país africano, ele decidiu alertar as autoridades.
Os dois foram retirados do trem onde estavam em uma van especial, isolada contra infecções, e com escolta da Polícia Federal.
No Hospital Universitário Eppendorf, referência no tratamento de doenças altamente infecciosas, o casal foi submetido a testes PCR, que deram negativo.
O estudante, no entanto, irá seguir em observação, em uma ala de isolamento do local, por 21 dias, segundo o jornal alemão "Bild", já que teve contato direto com um paciente infectado, mesmo usando equipamento de proteção.
A namorada dele, que não teve contato com nenhum doente, ficará apenas até o fim de semana internada.
Ruanda está enfrentando um surto da doença de Marburg que já matou 11 pessoas. A doença foi detectada no final de setembro , com 36 casos relatados até agora, mostram dados do Ministério da Saúde.
O vírus Marburg causa uma febre hemorrágica viral e os sintomas da doença incluem febre alta, fortes dores de cabeça e mal-estar, que geralmente se desenvolvem dentro de sete dias após a infecção, de acordo com a OMS.
Com uma taxa de mortalidade de até 88%, ele pertence à mesma família de vírus responsável pelo Ebola e é transmitido aos humanos por morcegos frugívoros, antes de se espalhar pelo contato com fluidos corporais dos infectados.
Nesta quinta-feira (3), segundo a agência de notícia Reuters, o ministro da Saúde ruandês anunciou que o país está pronto para iniciar testes clínicos de vacinas e terapias nas próximas semanas.
Notícias dos Poderes
Mauro nomeia diretora da Santa Casa como adjunta da SES
A troca aconteceu após a ex-adjunta da pasta ser alvo de operação que apura fraudes em licitações que desviou R$ 5,5 milhões
13 de Dezembro de 2024 as 19h03PC usará protocolo internacional para alertar sumiços de crianças e adolescentes em situação de risco
O sistema de alertas dispara publicações no Facebook e Instagram para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre possíveis suspeitos
13 de Dezembro de 2024 as 14h42Cidade de MT tem o maior número de pessoas morando de aluguel no país
13 de Dezembro de 2024 as 14h19Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
13 de Dezembro de 2024 as 14h17Piloto morre esmagado por caçamba em região de condomínios de luxo
Causas do acidente devem ser investigadas
13 de Dezembro de 2024 as 11h30Bebê morre e criança fica ferida após serem atingidos por placa “atropelada” pela tia no estacionamento da AL
Irmão da vítima está internado
13 de Dezembro de 2024 as 11h21Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025
Datas foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (13.12)
13 de Dezembro de 2024 as 11h03