Violência
Site nacional mostra violência e guerra de facções enfrentadas pelos moradores do Nortão de MT
Entre os destaques do material está o alto índice de estupro em Sorriso, que foi o município brasileiro com maior incidência desse tipo de crime em 2023
Geral | 30 de Novembro de 2024 as 18h 17min
Fonte: J1 Agora

A Agência Pública, site nacional especializado em matérias especiais, publicou na última quinta-feira (28) um material sobre a violência vivida pelos moradores do Nortão de Mato Grosso, especialmente nos municípios de Nova Mutum, Sinop e Sorriso.
Os jornalistas Caio de Freitas e João Canizares lembraram de casos como a chacina de Sorriso, quando mãe e três filhas foram assassinadas dentro de casa, a execução da candidata a vereadora trans e a filha do deputado Gilberto Cattani pelo ex-marido. A matéria fala sobre a alta incidência de crimes contra mulheres e as guerras de facções criminosas na região.
Entre os destaques do material está o alto índice de estupro em Sorriso, que foi o município brasileiro com maior incidência desse tipo de crime em 2023. "Em comum, as fontes ouvidas ligam o aumento de estupros no Nortão - um dos polos do conservadorismo no país - à força do machismo e notam uma relação dos crimes de gênero com o modelo econômico".
"Com base em informações das forças de segurança estatais, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que Sorriso, município que mais lucrou com a produção de soja no Brasil nos últimos cinco anos, tornou-se a capital nacional de estupros e estupros de vulneráveis em 2023, com taxa de 113,9 crimes a cada 100 mil habitantes, quase três vezes superior ao índice nacional", consta ainda na reportagem.
Já os crimes com requintes de crueldade estão ligados à guerra de facções na disputa por território para a venda de drogas. Nessas cidades fazem parte dessa guerra o Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC) e a Tropa Castelar, grupo que surgiu em Mato Grosso.
Notícias dos Poderes
Motociclista evita suicídio de desorientado em trincheira de MT
Homem estava "pendurado" em mureta
17 de Novembro de 2025 as 05h52Maior obra ferroviária do país vai ligar MT ao porto de Santos
Com custo de até R$ 15 bi, serão 743 quilômetros de trilhos entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde
16 de Novembro de 2025 as 19h55Semana começa com alerta de perigo intenso por tempestades no Brasil
Há oito alertas do Instituto Nacional de Meteorologia ativos
16 de Novembro de 2025 as 19h29Justiça Federal reconhece prescrição de pena contra servidores que desviaram R$ 1,3 milhão do IBGE em MT
Grupo agia por meio do uso de cartões de pagamento do governo federal, entre 2010 e 2013
16 de Novembro de 2025 as 19h18Nova espécie de peixe raro é identificada em rio do Estado; conheça
16 de Novembro de 2025 as 15h37Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país
Com 743 km previstos até 2030, 1ª f Ferrovia Estadual vai reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade do agronegócio
16 de Novembro de 2025 as 15h34