Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Projeto Social

Sinopense constrói ninhos artificiais para Araras

Geral | 07 de Novembro de 2019 as 17h 08min
Fonte: Geovanna Klaus

Com o objetivo de ajudar as Araras Canindé, o sinopense Anderson Kirsch está desenvolvendo um projeto social, no qual ele cria ninhos para as aves. A atitude do morador chamou a atenção nas redes sociais.

A ideia veio depois que Anderson percebeu a migração das aves para Sinop, em alguns casos isso ocorre devido ao desmatamento ou pela pequena quantidade de árvores grossas, em que elas possam se reproduzir. “Pesquisei para saber se já existia algum projeto nesse sentido e vi que tem um em Campo Grande e outro em São Paulo, onde eles colocaram alguns ninhos de araras e elas começaram a reproduzir dentro”, explicou Anderson. Os ninhos artificiais são caixas de madeira, feitas sob medidas e fixadas no alto das palmeiras.

As araras-canindé são espécie considerada “predadoras” de palmeiras, pois elas automaticamente matam a plantam para podem reproduzir dentro do tronco. Segundo Anderson, a importância de todo esse processo, é para que as palmeiras sejam preservadas assim como a espécie. Além disso, Anderson deseja incentivar crianças a preservar.

O morador já fez cinco ninhos para serem colocados em pontos estratégicos da cidade. Locais que ele já está observando há dias e outros que a população está informando. A instalação deve serem feitas nos próximos dias.