Santa Revelação
Sinopense irá reconstruir a face de mais 3 santos
Dessa vez, ícones católicos que terão seus rostos revelados com tecnologia 3D são do Peru
Geral | 22 de Maio de 2015 as 16h 18min
Fonte: Jamerson Miléski

O designer 3D, Cícero Moraes irá empregar seu conhecimento e técnica para, mais uma vez, revelar as faces “santas” da igreja católica. Depois de reconstruir o rosto de Santo Antônio, Maria Madalena e São Sidônio, todos com crânios vindos da Europa, chegou a hora de revelar a face dos ícones católicos da América Latina.
Serão 3 santos que terão suas faces reconstruídas a partir do crânio preservado. Os ícones religiosos são nascidos e tiveram sua trajetória de vida no Peru, em meados de 1550, no início da formação do país, ainda como colônia espanhola. Os crânios dos 3 santos foram preservados em relíquias católicas reconhecidas e seladas pelo Vaticano.
E essa será a primeira vez que a equipe forense da qual Cícero faz parte irá romper as relíquias e ter contato direto com os restos mortais dos santos. Nas reconstruções anteriores a equipe realizou o trabalho a partir de escaneamento fotográfico. Agora, o doutor Paulo Miamoto irá exumar os ossos para fazer a captura das imagens.
A viagem para Lima, onde estão as relíquias católicas está marcada para agosto. Lá Miamoto fará a manipulação dos ossos, verificando inclusive a integridade de conservação das relíquias. Com os crânios fora do involucro ele fará o escaneamento fotográfico.
As imagens serão enviadas para Cícero. A partir das imagens o designer fará a projeção do crânio em 3 dimensões para então aplicar as técnicas de reconstrução, de acordo com as referências antropológicas que serão identificadas por Miamoto. “Nossa previsão é de que até setembro essas 3 imagens estejam reconstruídas”, revela Cícero.
Tudo depende do “apoio”. Assim como nos demais trabalhos, Cícero e Miamoto buscam patrocínios e colaborações de entusiastas do trabalho científico e religioso. A maioria das suas jornadas é bancada com o próprio bolso ou a colaboração de empresas. Não há recurso público de nenhuma esfera no processo. “Qualquer auxilio é bem vindo”, afirma Cícero.
Dois latinos e uma santa
A principal figura nesse trabalho dos 3 santos peruanos é Santa Rosa de Lima, a primeira mulher canonizada na América Latina e reconhecida como padroeira do continente. Nascida em 1586, Santa Rosa foi canonizada em 1671. Filha de uma família rica que empobreceu, Santa Rosa recebeu essa alcunha pela beleza e pelo ato de cultivar flores que eram comercializadas na feira, ajudando assim no sustento da casa. Tal atividade lhe rendeu o posto de padroeira dos floristas. A tradição católica atribui a Santa Rosa milagres em vida, como curas, conversões, propiciação das chuvas e até mesmo o impedimento da invasão de Lima pelos piratas holandeses em 1615.
O segundo santo peruano a ser revelado por Cícero é San Martinho de Porres. Filho de um nobre espanhol como uma africana alforriada, Martinho iniciou a carreira religiosa aos 15 anos de idade, enfrentando resistência devido a cor da sua pele. Ele exercia o ofício de cirurgião, dentista e barbeiro, tendo registros de atos de caridades em momentos de epidemias e relatos de cura através do toque. Foi canonizado só em 1962. “O crânio nos dará informações de quanto mestiços eram os traços desse santo e ajudará a entender um pouco da resistência que ele teve por querer seguir uma atividade até então exclusivamente europeia”, comenta Cícero.
O último crânio da lista é San Juan de Macias, nascido em 1585 e que evangelizou o Peru nos idos de 1600. Foi canonizado em 1975 pela igreja. São atribuídos a ele dois milagres em vida: a cura de um doente com um “caso fatal” de hérnia inguinal e a preservação da capela Nossa Senhora Rosário, em que Juan orava dentro, durante um forte terremoto que destruiu o entorno, com exceção do santuário onde estava.
O terceiro milagre reconhecido pela igreja foi após a sua morte, quando uma freira chamou seu nome e viu os suprimentos de trigo e arroz “verterem” de dentro dos potes. O milagre foi narrado como a multiplicação do arroz.
Notícias dos Poderes
Ele viu o pai ser morto e 12 anos depois atuou no júri que condenou assassinos
Geraldo Xavier de Faria Júnior presenciou o crime em 2013, formou-se em direito e conseguiu Justiça
06 de Julho de 2025 as 13h38Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo de 5 programas sociais
Em 2025, 18,9 mil magistrados recebem mais em “penduricalhos” do que 5,37 milhões de famílias que ganham o Auxílio-Gás do governo
07 de Julho de 2025 as 07h35Peão de 21 anos morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em MT
06 de Julho de 2025 as 13h01Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande juntas
Localizada na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, a ponte sobre o Rio Juruena terá 1.360 metros de extensão
06 de Julho de 2025 as 13h02Inundações no Texas deixam 43 mortos e dezenas de crianças desaparecidas
06 de Julho de 2025 as 08h05Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas
06 de Julho de 2025 as 00h49Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19