Assistência social
Sinop recupera Selo UNICEF e fica entre os 11 municípios certificados no estado; primeira dama comemora o resultado
Geral | 07 de Novembro de 2024 as 15h 47min
Fonte: Assecom

Depois de quatro anos de comprometimento com a transformação social das crianças e adolescentes que residem em Sinop, o município conquistou novamente o Selo UNICEF.
No Mato Grosso somente 11 municípios foram certificados, a lista foi divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nesta quarta-feira (6).
O selo é um símbolo de reconhecimento pela boa gestão e pelo compromisso do município em melhorar a qualidade dos serviços de Educação, Saúde e Assistência Social, oferecidos desde a primeira infância até o primeiro emprego. “Durante quatro anos Sinop foi desenvolvendo ações para cumprir as metas dos sete indicadores que o Selo UNICEF apontou como prioridade. Entre essas metas estavam as ações ligadas ao bem estar na gestação, à primeira infância, vacinação, inserção escolar e ainda o fomento ao primeiro emprego e o incentivo à qualificação profissional de adolescentes”, considerou a articuladora do Selo em no município, Alexandra Berté Parreiras.
A secretária de Assistência Social e também presidente do Comitê Estadual do selo UNICEF, Scheila Pedroso, comemorou a conquista. “Esse resultado vem para coroar o trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Roberto, e nos mostra, que estamos entregando o melhor para as nossas crianças e adolescentes. Essa certificação significa muito para o desenvolvimento do nosso município, quero dedicar e agradecer a todos que nos ajudaram fazendo o melhor, não tenho dúvidas que essa é uma conquista de todos, servidores e moradores de Sinop”, destacou.
Neste período foram realizadas diversas ações e um grande avanço foi a retomada do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), ocorreram ainda palestras sobre o combate ao racismo, gravidez na adolescência, visitas aos parques ecológicos para falar de sustentabilidade e cuidado com a biodiversidade local, bem como o fórum municipal, que discutiu o Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A prefeitura também intensificou as ações de vacinação e outros mutirões.
A articuladora ainda destacou ainda que a certificação é resultado de um esforço coletivo entre a Saúde, Educação e Assistência Social. “O município não recebe nenhum prêmio no sentido financeiro, o que alcançamos é o reconhecimento por todo o trabalho executado pela transformação social das crianças e adolescentes que moram aqui. Isso demonstra que entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, Sinop teve um esforço maior para investir nas políticas públicas em prol das crianças e adolescentes”, completou.
Além de Sinop, foram certificados as cidades de Arenápolis, Barra do Garças, Cuiabá, Nova Xavantina, Paranaíta, Planalto da Serra, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Tangará da Serra e Tapurah. No Brasil 923 municípios receberam o selo. Os municípios certificados com o selo UNICEF têm mais facilidade de acesso a recursos estaduais, federais, de instituições internacionais e de bancos de desenvolvimentos, que incentivam projetos e políticas públicas focadas na infância e adolescência.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Governador manda reforçar fiscalização contra bebidas adulteradas em MT
Mauro Mendes emitiu alerta às forças de segurança e reforçou atuação do programa Tolerância Zero
02 de Outubro de 2025 as 15h40Jovem enxadrista sinopense ganha destaque nacional e chega aos livros didáticos
02 de Outubro de 2025 as 12h21Cantor Leonardo é inocentado após ser processado por venda milionária de terrenos em MT
Há seis meses, Leonardo e empresários foram processados por vender terrenos no valor de R$ 48 milhões em Querência
02 de Outubro de 2025 as 12h14Estudante de Direito morre após quase dois meses internada
Acidente foi registrado por câmera de segurança
02 de Outubro de 2025 as 06h14Bebê cai do terceiro andar de prédio em MT e é socorrido em estado grave
Criança foi socorrida em estado grave após cair da varanda de um apartamento no terceiro andar, em Cuiabá
02 de Outubro de 2025 as 06h10Operação integrada reforça fiscalização contra pesca predatória na fase de reprodução dos peixes
Até o dia 31 de janeiro do ano que vem, a pesca amadora e profissional está proibida no estado
01 de Outubro de 2025 as 17h38Criança sobrevive por dias ao lado dos pais mortos após acidente em rodovia
Veículo e vítimas foram localizados na segunda-feira; menino estava na cadeirinha.
01 de Outubro de 2025 as 11h23Motociclista morre em colisão com carro em rodovia de MT
Vítima morreu no local
01 de Outubro de 2025 as 11h15