Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

SEDEC

Sinop participa de treinamento do INDEA de inspeção sanitária de produtos de origem animal

Geral | 21 de Junho de 2021 as 11h 23min
Fonte: Gabriela Johnson - Assessoria Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

Com o objetivo de nivelar os procedimentos na área de inspeção sanitária de produtos de origem animal, a Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Cispoa), do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), ofereceu um treinamento técnico administrativo on-line, que teve início no dia 11 de junho e finalizou no dia 18. O curso foi voltado aos médicos veterinários responsáveis pelo Serviços de Inspeção Sanitária Municipal (SIM).

Em Sinop, a responsável técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a médica veterinária Graciele Batista, participou do treinamento e explicou que foram abordados assuntos como; os parâmetros sobre o preenchimento de questionário; as adequações e questões burocráticas, entre outros. “Todas essas informações foram repassadas de forma muito simples e prática. Esse é um passo importante para que possamos melhorar o fornecimento dos selos de inspeção em nossa cidade, e é um degrau importante para o comércio e indústria”, ressalta.

Segundo Graciele, a capacitação ofertada vai auxiliar no processo de adesão do SIM (Selo de Inspeção Municipal), selo que permite a comercialização de produtos dentro do município de Sinop, ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF). “Enquanto SIM, precisamos nos adequar e comprovar que somos equivalentes ao SISE (Serviço de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal) para que possamos conseguir o SUSAF, que é o selo que possibilita o direito do produtor comercializar os seus produtos em todo estado de Mato Grosso”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçlaves, explica que os selos de inspeção são de extrema importância, pois oferecem segurança tanto para o consumidor quanto para o produtor. “Queremos encorajar os pequenos produtores a conquistarem o selo municipal, pois isso vai ampliar sua visão de negócio, gerará mais vendas, emprego e renda. Além disso, a segurança que vão entregar ao consumidor ao ter o selo no rótulo do seu produto, mostrando que ele foi produzido em um local limpo, adequado e dentro dos padrões de qualidade”.

Ao todo, 17 municípios de Mato Grosso participaram do treinamento. Nesta etapa estão se qualificando profissionais dos municípios de Sorriso, Campo Verde, Juscimeira, Várzea Grande, Cuiabá, Alto Araguaia, Diamantino, Sinop, Tangará da Serra, Juara, Novo Horizonte do Norte, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Guarantã do Norte, Rosário Oeste, Nova Mutum e Paranaíta.