Simpósio
Sinop é palco de importante Simpósio Médico
Geral | 27 de Agosto de 2024 as 09h 39min
Fonte: Daniela Melhorança

Mais de 200 profissionais da saúde e estudantes de Sinop e de toda região médio norte do estado tiveram a oportunidade de participar do 3º SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO EM DOENÇAS CARDIOCEREBROVASCULARES realizado na capital do Nortão no último final de semana (23 e 24 de agosto).
O evento, que ano a ano vem consolidando Sinop como polo de saúde, colocou no palco renomados médicos especialistas de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Cuiabá, para falar sobre as inovações e estratégias para diagnóstico e tratamento minimamente invasivo e de alta precisão em doenças CARDIOCEREBROVASCULARES.
“É um grande prazer trazer pra Sinop, essa cidade que tanto nos acolheu, grandes nomes da neurologia, cardiologia e das doenças vasculares para essa valorosa troca de ideias, para que os profissionais e estudantes daqui tenham as melhores e mais atuais informações e tecnologias deste segmento”, pontuou Luiz Antônio Gubolino.
O dr Zeferino Demartini Júnior, neurocirurgião de Curitiba, foi um dos palestrantes convidados. “O evento foi muito bem realizado, de altíssimo nível e estou muito feliz em aproveitar a oportunidade aqui para falar sobre o AVC agudo e seu tratamento, afinal está é a maior causa de morte no Brasil e é reversível desde que tenha tratamento imediato então quanto mais divulgarmos isso mais vidas serão salvas”
Já a cardiologista dra Iara Fernanda Oliani Giroto Matoso de Lucas do Rio Verde foi debatedora na mesa sobre casos clínicos. “Achei extremamente engrandecedor estar no palco deste 3º Simpósio. A abordagem foi muito bacana e convidou o publico ao debate, muito bom, a organização está de parabéns por trazer o conhecimento cientifico para o interior”.
O neurocirurgião Paulo Tarso Reck de Mendonça, um dos pioneiros da neuro em Sinop, não poupou elogios ao evento. “Cada vez mais a medicina de Sinop se aprimora com profissionais renomados e equipamentos de última geração nas mais diversas especialidades. Temos avançado muito e isso salva vidas, graças a este evento pudemos debater um pouco destas novidades aqui hoje”.
Médicos, profissionais da saúde e estudantes de medicina de toda região médio norte do estado estiveram presentes se atualizando com as últimas novidades do setor que, inclusive, já são realizadas em Sinop.
O estudante de medicina Antônio Rocha do 9º semestre da UFMT Sinop participou do simpósio pelo segundo ano e aplaudiu a organização. “Este ano os palestrantes pensaram não apenas nos médicos mas também nos estudantes o que tornou o evento muito proveitoso, pudemos entender melhor os debates e aprendemos muito”. A estudante Giovana Carvalho também do 9º semestre da UFMT Sinop destacou a acessibilidade do evento. “Estar aqui é muito diferente da faculdade, é mais real, nós sentimos médicos já e foi fundamental eles iniciarem o simpósio dando uma base sobre os temas”.
Assim como os alunos de Sinop também aplaudiram o formato e o conteúdo das palestras os estudantes que vieram da faculdade de medicina Atenas de Sorriso Gabriel Stasczak, Maysa Santana, Marina Steffanello e Dionísio Paludo. “Foi uma experiencia única estar neste evento e aprender tantas coisas novas”.
A enfermeira Vanessa Moras destacou que o Simpósio contribuiu para a atualização de todos os profissionais da saúde. “Vimos muita coisa nova e muita tecnologia que está chegando. Como enfermeira que auxilia os médicos é muito importante saber o que esta surgindo, é um complemento valioso que facilita nosso trabalho”.
Os médicos Alfredo Fogaça, angiologista, e Viviane Lima Peres, cardiologista, vieram de Juina para prestigiar o evento. “Foi a primeira vez que participei, além de me atualizar confirmou pra mim que Sinop é de fato uma referencia em saúde e um importante aliado para nos dar suporte com diagnósticos e tratamentos”, disse Alfredo. “Parabenizamos a organização pela alta qualidade dos palestrantes e os cuidados em cada detalhe. Contem conosco par o ano que vem novamente”, elogiou Viviane.
O evento foi organizado pelo INTERCOR – Centro de Hemodinâmica e pelo CISA – Centro de Diagnóstico por Imagem e coordenado pelos médicos Antônio Hélio Garcia Pozetti (INTERCOR) e Mariane Spotti (CISA) que festejaram os bons resultados deste ano e já iniciaram os trabalhos para montar o 4º SIMPÓSIO que será em 2025.
“O simpósio tem crescido, não apenas em publico mas na diversidade dos temas debatidos e na qualidade dos palestrantes que deram um show, estamos muito satisfeitos com os resultados”, avaliou o cardiocirurgião Alan Osti ao lado do neurocirurgião Luiz Afonso Dias Matos que finalizou, “Foi muito bom poder mostrar aos estudantes, profissionais e colegas que Sinop conta com equipamentos de última geração para diagnósticos e tratamentos minimamente invasivos e de alta precisão prontos para atender a região”.
Notícias dos Poderes
Governador manda reforçar fiscalização contra bebidas adulteradas em MT
Mauro Mendes emitiu alerta às forças de segurança e reforçou atuação do programa Tolerância Zero
02 de Outubro de 2025 as 15h40Jovem enxadrista sinopense ganha destaque nacional e chega aos livros didáticos
02 de Outubro de 2025 as 12h21Cantor Leonardo é inocentado após ser processado por venda milionária de terrenos em MT
Há seis meses, Leonardo e empresários foram processados por vender terrenos no valor de R$ 48 milhões em Querência
02 de Outubro de 2025 as 12h14Estudante de Direito morre após quase dois meses internada
Acidente foi registrado por câmera de segurança
02 de Outubro de 2025 as 06h14Bebê cai do terceiro andar de prédio em MT e é socorrido em estado grave
Criança foi socorrida em estado grave após cair da varanda de um apartamento no terceiro andar, em Cuiabá
02 de Outubro de 2025 as 06h10Operação integrada reforça fiscalização contra pesca predatória na fase de reprodução dos peixes
Até o dia 31 de janeiro do ano que vem, a pesca amadora e profissional está proibida no estado
01 de Outubro de 2025 as 17h38Criança sobrevive por dias ao lado dos pais mortos após acidente em rodovia
Veículo e vítimas foram localizados na segunda-feira; menino estava na cadeirinha.
01 de Outubro de 2025 as 11h23Motociclista morre em colisão com carro em rodovia de MT
Vítima morreu no local
01 de Outubro de 2025 as 11h15