Orientação
Sefaz e Detran alertam para golpes de sites falsos para pagamentos de licenciamento e IPVA
Cidadão deve observar se está acessando o endereço eletrônico oficial dos órgãos
Geral | 27 de Agosto de 2024 as 15h 03min
Fonte: Assessoria Sefaz/Detran | Sefaz-MT

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) reforçam o alerta sobre a existência de sites falsos com nome dos órgãos, criados por criminosos, para aplicar golpes.
Para que o cidadão não caia no golpe, a orientação é que a atenção seja redobrada na hora de realizar o pagamento do licenciamento e do IPVA do veículo.
Os golpistas patrocinam sites falsos que apresentam uma tela semelhante ao site do Detran ou da Sefaz. Na página, é apresentado um QR Code falso para pagamento via PIX. Se for pago, o valor é repassado para conta corrente de criminosos.
O site oficial do Detran-MT é "www.detran.mt.gov.br", e o da Sefaz-MT é "www.sefaz.mt.gov.br", ambos com o domínio final “mt.gov.br”. Qualquer outro endereço, mesmo que o conteúdo seja idêntico, levará a um site falso. É fundamental que o cidadão, ao acessar qualquer site, observe o endereço eletrônico para se certificar que é oficial, principalmente antes de emitir guias ou fazer qualquer pagamento via boleto bancário ou PIX.
Outra recomendação é que, no momento do pagamento, o cidadão verifique se o destinatário é realmente o órgão público. Nos casos de golpe, o favorecido geralmente é uma pessoa física ou jurídica sem vínculo com o Estado. Em todos os pagamentos realizados para órgãos públicos, devem constar os dados do Governo de Mato Grosso, da Sefaz ou do Detran.
O Detran e a Sefaz estão trabalhando para remover e bloquear as páginas para que a população não sofra nenhum prejuízo. Para cada site falso identificado, é registrado boletim de ocorrência e compartilhada a informação com a Polícia Judiciária Civil.
Como denunciar
Caso algum cidadão caia no golpe, a orientação é que um Boletim de Ocorrência (BO) seja registrado junto à Polícia Civil, de forma presencial ou por meio da Delegacia Virtual. Denúncias sobre sites falsos também podem ser feitas no Fale Cidadão, da ouvidoria da Controladoria Geral do Estado (CGE), ou na ouvidoria da Sefaz, sempre acompanhadas com o endereço eletrônico do site em questão.
Em caso de dúvidas e denúncias relacionadas ao licenciamento, o cidadão pode entrar em contato com a central de atendimento da Autarquia – Disque Detran, pelo telefone (65) 3615-4800 ou pelo e-mail disquedetran@detran.mt.gov.br.
Notícias dos Poderes
Idoso de 90 anos é atropelado após desmaiar e cair embaixo de caminhão em Lucas do Rio Verde
Jsé Ferreira de Oliveira, de 90 anos, caiu embaixo das rodas traseiras do veículo e o motorista não percebeu a tempo de evitar a morte.
19 de Novembro de 2025 as 10h55TCE-MT determina ampliação da transparência e revisão de processos da Dívida Ativa do Estado
19 de Novembro de 2025 as 10h50Governador vai à Justiça contra decreto de Lula que amplia terras indígenas em MT
Mauro Mendes ressaltou que medida cria insegurança jurídica a centenas de famílias e produtores
19 de Novembro de 2025 as 07h46Sorriso: Adolescente tem corpo queimado com gasolina após ir brincar com amigos
Suspeitos ainda gravaram vídeo de menino pegando fogo
19 de Novembro de 2025 as 05h49Arquiteta de 29 anos morre após complicações no parto em MT
Bebê sobreviveu
19 de Novembro de 2025 as 05h42TCE-MT aprova medidas para destravar a comercialização de produtos da agricultura familiar em Mato Grosso
Soluções encontradas em mesa técnica visam aperfeiçoamento do SIAPP-MT e ampliação da adesão ao SISBI-POA
18 de Novembro de 2025 as 20h13Professor da UFMT Campus Sinop apresenta pesquisas sobre biodiversidade e mudanças climáticas na COP 30
18 de Novembro de 2025 as 20h07Avião agrícola despenca em lavoura, mas piloto sai andando e recusa socorro em MT
Queda do Air Tractor 602 mobilizou Corpo de Bombeiro
18 de Novembro de 2025 as 15h25