Dias 18 e 19 de Outubro
Sebrae-MT realiza 1º Festival Gastronômico Sabor & Prosa em Sinop
Entrada é gratuita e pratos como macarrão, dadinhos de tapioca, crepe, cachorro quente, tapioca, bolos e doces, cuscuz, entre outros serão comercializados a preços acessíveis
Geral | 16 de Outubro de 2024 as 11h 07min
Fonte: Assessoria Sebrae

O 1º Festival Gastronômico Sabor & Prosa será realizado nesta sexta-feira (18) e no sábado (19), em Sinop, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), das 17h às 22h. Empreendedores do município irão apresentar pratos exclusivos e típicos da culinária regional à população. Das 20 tendas montadas no estacionamento do Sebrae/MT, 18 são de pratos elaborados pelos empresários, e duas são de bebidas. A entrada do Festival Gastronômico Sabor & Prosa é gratuita.
Segundo o analista técnico do Sebrae/MT, Anderson Cologni, o setor de alimentação desempenha um papel fundamental na economia de Sinop. Além de contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico local, ele destaca que a qualidade dos pratos oferecidos pelos empreendimentos reflete diretamente no sucesso do setor.
“O setor é bastante aquecido em Sinop e o Sebrae/MT tem trabalhado de maneira especial para fortalecê-lo. Os 20 empreendedores que estarão expondo seus produtos foram preparados ao longo de cerca de quatro meses. Eles passaram por dois processos de consultorias para garantir que estejam prontos para oferecer produtos de alta qualidade”, disse.
Os empresários já concluíram as consultorias oferecidas. A primeira, conduzida pela chef de cozinha Lorena Bezerra, certificada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, auxiliou na melhoria dos pratos já desenvolvidos pelas empresas. A segunda consultoria abordou as boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, com a engenheira de alimentos, Leticia Vinagra, para garantir que as operações atendam a todas as exigências da Vigilância Sanitária.
A empresária Rosângela Silva, proprietária de um dos negócios presentes no festival, ressalta que as consultorias serão importantes para a apresentação ao longo do evento e reforça que os ensinamentos serão usados na sequência do desenvolvimento da sua empresa.
“O Sebrae-MT tem me ajudado muito em vários eventos com consultorias, especialmente para o Festival Gastronômico. As duas consultorias não foram apenas para esse evento e sim para a melhoria da minha empresa e com certeza vou colocar muitas coisas em prática”, avaliou ela.
O Sebrae-MT está custeando todo o evento, ou seja, os empresários que irão apresentar seus produtos não terão nenhum tipo de custo. A montagem das tendas e confecção de aventais e toucas foi providenciada pela própria organização e será fornecida gratuitamente.
Cada empresa irá apresentar um único produto, mas que pode ser ampliado na categoria, por exemplo, o sabor ou a maneira que é apresentado. Entre a variedade de pratos estão macarrão, dadinhos de tapioca, crepe, cachorro quente, tapioca, bolos e doces, cuscuz, entre outros.
“Queremos que toda a população faça presente para apreciar os pratos apresentados e ainda prestigiar os empresários que são importantes para girar a economia do município, além de fortalecer a gastronomia local”, explica o analista.
O Sebrae-MT irá montar um palco para oferecer apresentações culturais durante os dois dias de evento. A programação inclui shows musicais, apresentações de balé e uma demonstração de karatê realizada por um clube local. O objetivo é proporcionar uma experiência completa para a população que acompanhar o evento, com um ambiente agradável para que as famílias possam desfrutar de um final de semana de lazer e cultura.
O Festival Gastronômico Sabor & Prosa de Sinop acontece na sexta-feira (18) e no sábado (19), das 17h às 22h, no estacionamento do Sebrae/MT, que fica localizado na Avenida Bruno Martini, esquina com a Avenida José Teobaldo Anschau, no bairro Nossa Senhora Aparecida.
Notícias dos Poderes
Governador manda reforçar fiscalização contra bebidas adulteradas em MT
Mauro Mendes emitiu alerta às forças de segurança e reforçou atuação do programa Tolerância Zero
02 de Outubro de 2025 as 15h40Jovem enxadrista sinopense ganha destaque nacional e chega aos livros didáticos
02 de Outubro de 2025 as 12h21Cantor Leonardo é inocentado após ser processado por venda milionária de terrenos em MT
Há seis meses, Leonardo e empresários foram processados por vender terrenos no valor de R$ 48 milhões em Querência
02 de Outubro de 2025 as 12h14Estudante de Direito morre após quase dois meses internada
Acidente foi registrado por câmera de segurança
02 de Outubro de 2025 as 06h14Bebê cai do terceiro andar de prédio em MT e é socorrido em estado grave
Criança foi socorrida em estado grave após cair da varanda de um apartamento no terceiro andar, em Cuiabá
02 de Outubro de 2025 as 06h10Operação integrada reforça fiscalização contra pesca predatória na fase de reprodução dos peixes
Até o dia 31 de janeiro do ano que vem, a pesca amadora e profissional está proibida no estado
01 de Outubro de 2025 as 17h38Criança sobrevive por dias ao lado dos pais mortos após acidente em rodovia
Veículo e vítimas foram localizados na segunda-feira; menino estava na cadeirinha.
01 de Outubro de 2025 as 11h23Motociclista morre em colisão com carro em rodovia de MT
Vítima morreu no local
01 de Outubro de 2025 as 11h15