Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Faces da fé

Santos reconstruídos por sinopense são expostos em Porto Alegre

Mostra reúne a face de 7 santos e 2 beatos, revelando todo o processo de reconstrução facial

Geral | 15 de Julho de 2016 as 10h 09min
Fonte: Jamerson Miléski

Iniciou na quarta-feira (13) e prossegue até sábado (16), o 17º Festival Internacional do Software Livre (FISL) nas dependências da PUC (Pontifícia Universidade Católica), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O evento que reúne tecnologias e projetos da informática sem patentes abriu espaço para os trabalhos do sinopense Cícero Moraes.

O designer 3D foi convidado a elaborar uma mostra dentro do evento, expondo as reconstruções faciais de grandes ícones religiosos feitas a partir da tecnologia de softwares livres. Batizada de “Faces da Fé”, a mostra traz o rosto de 7 santos e 2 beatos da igreja católica, reconstruídos em 3 dimensões a partir dos seus crânios. “Basicamente todas as faces dessas figuras religiosas que revelamos com nosso trabalho estão na Mostra. De Santo Antônio à Maria Madalena, os santos peruanos e os beatos brasileiros, mais recentes, como Madre Paulina”, explica Cícero Moraes.

As imagens que funcionam como uma espécie de fotografia dos santos que não puderam ser tiradas (porque não existia esse recurso). A mostra é composta por 9 quadros de 60x60 centímetros, com as imagens dos santos e beatos. Além das “fotos”, são apresentados 12 banners descrevendo o processo e as técnicas utilizadas na reconstrução. Um material audiovisual completa a exposição, revelando o passo a passo da técnica que começa com o escaneamento fotográfico dos crânios e prossegue com a construção das demais camadas, com músculos, pele, pigmentação e detalhes da imagem. “Mais do que apresentar as faces de santos e beatos, o objetivo é mostrar toda a história por trás dos acontecimentos”, enfatiza Cícero.

Ou seja, a importância das parcerias com grupos e instituições para que a ciência pudesse ser feita. A mostra ainda ilustra o uso dessa tecnologia em outros campos do conhecimento, como construção de próteses, simulação de cirurgias, perícias e na reconstrução arqueológica, para edificações antigas.

Conforme o designer, ao final da exposição, todo o material será doado para Igreja de Porto Alegre, para que fique em mostra permanente aos fiéis. Cícero também foi convidado para palestrar durante o evento. “Em breve queremos fazer um evento similar em Sinop”, revela Cícero.

Estão na exposição os rostos de Santo Antônio de Pádua (Itália), Santa Maria Madalena (França), São Vicente de Paulo (França), São Sidônio de Aix (França), São Martinho de Porres (Peru), Santa Rosa de Lima (Peru), São João Macías (Peru), Madre Paulina (Brasil), e Beata Irmã Ana de los Ángeles (Peru).