Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Santo real

Santo Antônio reconstruído por sinopense vira cartão postal

Rosto construído em 3D a partir do crânio estampa postais da cidade de Santos-SP

Geral | 10 de Julho de 2015 as 10h 01min
Fonte: Jamerson Miléski

Aos poucos aquela imagem lírica de Santo Antônio, projetado por uma concepção artística e religiosa, vai sendo substituída pelos traços esculpidos pela ciência. A Basílica Menor de Santo Antônio, na cidade de Santos (SP), preferiu o rosto “real” do padroeiro para estampar o seu novo cartão postal, lançado em maio de 2015.

O postal traz a face de Santo Antônio reconstruída pelo designer 3D de Sinop, Cícero Moraes. A imagem foi produzida a partir do crânio do santo, preservado pela igreja católica, na Basílica de Pádua – Itália. Conforme as técnicas de reconstrução facial forense, esse seria o rosto de Santo Antônio em vida.

O cartão produzido pela Diocese de Santos cita no verso, o designer sinopense e também o diretor da Ebrafol (Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal), Paulo Miamoto, grande parceiro de Cícero no desenvolvimento das grandes reconstruções faciais feitas recentemente pela equipe.

A frente do postal está a imagem com a frase: A face de Santo Antônio – “seus olhos viram o céu”.

As miniaturas em cerâmica ou gesso e os “santinhos” com a concepção artística de Santo Antônio ainda são a larga maioria entre os símbolos religiosos desse ícone. Mas ao adotar uma imagem produzida pela ciência, a igreja católica aproxima o mito do homem, o que aumenta ainda mais a sua simbologia. Afinal, Santo Antônio foi um homem de carne e osso que fez da sua vida um legado de fé e inspiração para várias gerações.