Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Reforma do aeroporto começa na próxima semana

Paralelo as obras no terminal, prefeitura irá lançar licitação dos instrumentos de orientação

Geral | 08 de Outubro de 2015 as 15h 51min
Fonte: Jamerson Miléski

A prefeitura de Sinop deve emitir a ordem de serviço para o início das obras de reforma no aeroporto municipal na próxima terça-feira (13). Segundo o secretário de Finanças do município, Teodoro Lopes, a licitação foi concluída e a empresa vencedora tem até o dia 13 para apresentar o valor da caução. “Feito isso a prefeitura já pode expedir a ordem de serviço”, explicou o secretário.

Serão investidos R$ 374 mil na ampliação, que correspondem a 240 metros quadrados de obras. Será um “puxado” da atual estrutura. O espaço do terminal de passageiros será ampliado. Haverá troca do piso e substituição da parte elétrica e dos equipamentos hidro-sanitários.

O prazo de execução do contrato é de 4 meses porém o cronograma distribui a execução em 3 meses. A empresa vencedora da licitação foi a Construtora Rocha.

Paralelo a ordem de serviço para o início da reforma, a prefeitura deve lançar a licitação para a instalação dos instrumentos que irão auxiliar o pouso e decolagem de aeronaves. Segundo Lopes, o edital está sendo concluído e a previsão é de que o certame seja lançado também no início da próxima semana.

A prefeitura não irá fazer a compra dos equipamentos. Ao invés disso, contratará o serviço. Cabe à empresa que vencer a licitação dispor dos instrumentos, instala-los e fornecer os profissionais para operação. “Pagamos pelo serviço final. Junto com essa licitação vamos aproveitar para terceirizar também os serviços gerais (limpeza e manutenção) e a segurança”, ressaltou o secretário.

A estimativa é de que a prefeitura tenha uma despesa de R$ 290 mil mensais com a contratação do serviço. A licitação inclui a instalação e operação de uma EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo). A estrutura tem como finalidade prestar serviços de Controle de Tráfego Aéreo, de Informação de Voo e de Alerta, apoiar a navegação aérea e operações de pouso e de decolagem.

Para o secretário de Finanças, as melhorias no Aeroporto Municipal deverão estar concluídas até dezembro desse ano. “As empresas que prestam esse tipo de serviço já estão entrando com os projetos na ANAC, o que deve acelerar o processo. O dinheiro para a reforma do terminal já está na conta. A prefeitura tem pressa porque além do volume atual, novos voos entrarão em operação no aeroporto”, revela Lopes.

 

Novos voos

A Azul Linhas Aéreas, que já opera em Sinop, pediu para a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a inclusão de mais um voo diário, para atender a demanda da alta temporada. A empresa pretende iniciar a operação no dia 17 de dezembro até o dia 23, mas pode solicitar a prorrogação. O voo extra parte de Cuiabá às 17h45 chegando a Sinop às 19h. Após 25 minutos retorna para Cuiabá chegando às 20h35. Serão 70 lugares.

A Passaredo Linhas Aéreas, que também já opera em Sinop, também implantará um novo voo. Começa a operar em 18 de outubro o voo 2374, que parte de Brasília às 21h57, pousa em Sinop às 00h35, decola para Cuiabá às 00h55, chegando às 2h00 na capital do Estado.

O trecho de volta começa com a aeronave partindo de Cuiabá às 3h50, chegando a Sinop às 5h, decolando de Sinop às 5h45 e chegando a Brasília às 8h46.

Será o mesmo trecho que será feito pela Gol Linhas Aéreas, porém em horários diferentes. A empresa inicia a operação no dia 15 de fevereiro de 2016. O voo 2015 parte de Cuiabá às 16h50 chegando a Sinop às 17h50 – decola de Sinop às 18h20, chegando à Brasília às 19h50.

Às 10h da manhã o voo parte de Brasília e retorna para Sinop, chegando às 11h40. Às 12h10 ele decola em direção a Cuiabá, pousando às 13h10.

Com os investimentos e as novas operações, Sinop ampliará consideravelmente sua mobilidade logística, estando conectado com voos diretos para dois aeroportos internacionais, um em Brasília outro em Campinas-SP.