Eleições OAB
'Quem não tem coragem para debater, não vai ter coragem para te defender', declara Xênia
Geral | 18 de Novembro de 2024 as 13h 47min
Fonte: Assessoria

A candidata à Presidência da OAB-MT Xênia Guerra lamentou a ausência da advogada Gisela Cardoso, candidata à reeleição no debate realizado na noite deste domingo (17), promovido pela TV Cidade Verde, e destacou que é preciso ter coragem para defender a advocacia. O evento, transmitido para mais de 100 municípios de Mato Grosso, foi uma oportunidade para que os advogados e advogadas conhecessem suas propostas e a visão para a Ordem nos próximos três anos.
“Eu lamento mais uma vez a presidente não vir a um debate que chega a mais de 100 municípios, talvez porque não tenha propostas que atendam a sua necessidade. É uma ofensa a você advogado e advogada, porque quem não tem coragem para debater, não vai ter coragem para te defender nos próximos 3 anos”, afirmou.
Xênia destacou a importância de democratizar a OAB-MT, prometendo medidas como o orçamento participativo, que permitirá que os advogados decidam como sua anuidade será aplicada, e a pluralidade em sua gestão, com 50% da chapa composta por representantes do interior.
"Quero conversar com você advogado e advogada e agradecer imensamente a oportunidade de chegar na sua casa, de levar minhas propostas, de me conhecer. Você que sabe a dificuldade que é não ser bem atendido, ser confundido com um cliente na delegacia, com medo de exercer sua profissão. Nossa vida não tá fácil, mas a mudança só vai acontecer com coragem para fazer os enfrentamentos", enfatizou.
Xênia reforçou o compromisso de resgatar a confiança da classe na OAB-MT, prometendo enfrentamentos necessários para defender as prerrogativas da advocacia, frequentemente ignoradas. O debate foi uma oportunidade para Xênia apresentar seu plano de gestão, reforçando seu compromisso com uma OAB mais inclusiva, combativa e representativa.
A candidata também aproveitou para apontar a omissão da OAB na defesa dos advogados assassinados na porta dos escritórios. Xênia destacou que é preciso medidas efetivas como a questão da medida protetiva aos advogados, assim como a isonomia para o porte de arma, considerando a advocacia como uma profissão de risco, assim como já ocorre com magistrados e promotores.
A eleição da OAB-MT, ocorre nesta segunda-feira (18), das 9h às 17h.
Notícias dos Poderes
Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33Prefeito destaca parceria com 'Sistema S' e pujança de Sinop em inauguração do Sesi
18 de Agosto de 2025 as 09h48Operação Lei Seca registra 11 prisões por embriaguez e 49 veículos removidos em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 09h43Morre Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews
Segundo informações repassadas pela família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava, em Cuiabá
17 de Agosto de 2025 as 20h43