Geral
Projeto quer garantir até 20 dias de licença-paternidade aos servidores públicos
Deputado Wilson Santos reforça que benefício já é válido aos servidores federais
Mato Grosso | 16 de Agosto de 2019 as 15h 05min
Fonte: Rafael Costa Rocha

Servidores públicos efetivos do governo do estado poderão ter a licença-paternidade prorrogada de cinco para 20 dias. É o que propõe o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) no Projeto de Lei nº 789/2019, protocolado no dia 24 de julho na Assembleia Legislativa.
Pela lei, a prorrogação da licença-paternidade será concedida ao servidor público que requeira o benefício no prazo de dois dias úteis após o nascimento ou a adoção e terá duração de quinze dias, além dos cinco dias já autorizados pelo Estatuto do Servidor Público de Mato Grosso.
Ainda fica determinado que o beneficiado pela prorrogação da licença-paternidade não poderá exercer qualquer atividade remunerada no período. O eventual descumprimento desta regra implicará o cancelamento da prorrogação da licença e o registro da ausência como falta ao serviço.
Na justificativa, o deputado Wilson Santos cita que a União já autorizou aos servidores públicos federais o benefício de prorrogação da licença-paternidade, o que pode ser perfeitamente aplicado no âmbito do serviço público estadual.
O parlamentar cita a responsabilidade paterna após o parto da mulher para defender a aprovação do projeto de lei. “Para o bebê, os primeiros dias de vida são um período importante para o estabelecimento de vínculos afetivos: é quando ele começa a guardar vozes, cheiros e toques e a construir suas referências. Com vínculos fortalecidos, o desenvolvimento neuropsicomotor da criança tende a ser mais saudável”, afirma.
Mais de Geral
Sorriso: motociclista morre atropelado ao tentar desviar de ciclista
A POLITEC foi ao local para recolher o corpo despedaçado da vítimae ficou dilacerado na pista
10 de Abril de 2021 as 08h36Com mais de 170 mil multas, radares não reduziram número de acidentes
Menor número de acidentes foi registrado em 2018, um ano antes dos radares
09 de Abril de 2021 as 19h08Ciopaer aumenta em 150% atendimento nas demandas da saúde: “deslocamento rápido para salvar vidas”
Aeronaves são utilizadas na entrega de vacinas, como UTIs aéreas e no deslocamento da tropa
09 de Abril de 2021 as 16h36