Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Projeto da UFMT fala sobre uso de medicamentos sem prescrição médica

Ação busca levar material às UBSs

Geral | 21 de Novembro de 2020 as 08h 50min
Fonte: Assessoria

Foto: Rafaela Frutuoso

No Brasil existe quase uma “tradição” na automedicação, cerca de 80% das pessoas com mais de 16 anos afirmam tomar medicamentos sem prescrição médica ou farmacêutica, segundo o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). Durante a pandemia esse hábito tomou proporções gigantescas, incentivado por promessas vazias de cura ou profilaxia no combate à covid-19.

Diante desse cenário o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Sinop, desenvolveu o projeto Uso Racional do Medicamento, que busca levar informação sobre o tema ao maior número possível de pacientes e, principalmente, àqueles com alto grau de desinformação ou de vulnerabilidade.

“O maior problema que nós vivemos hoje não é a covid-19, e sim a covid-19 associadas a outras doenças. Por exemplo, muitas pessoas que têm hipertensão, diabetes ou outros problemas de saúde deixam de frequentar os seus retornos e consultas por medo. Isso acaba sendo bastante prejudicial às pessoas, à sua saúde e ao socorro e controle das doenças em função da pandemia, essa é uma grande questão a se pensar”, afirma a professora Rafaela Grassi Zampieron, coordenadora da iniciativa.

Atualmente, o projeto se faz presente na rede social Instagram e por meio de vídeos educativos orienta os seguidores sobre os mais diversos temas, desde o direito do cidadão a uma prescrição médica legível, o armazenamento e manuseio correto dos medicamentos, alertas sobre o uso de plantas medicinais e sobre os tão polêmicos medicamentos utilizados no combate à covid-19 – a (Hidroxi) cloroquina, a Ivermectina e a Azitromicina, entre outros assuntos abordados. O objetivo é levar esses conteúdos produzidos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio da fixação de cartazes e da transmissão dos vídeos nas unidades com televisores disponíveis.

As publicações não configuram uma aprovação ou desaprovação do uso de nenhum dos medicamentos mencionados e sim um alerta a quem os consome ou pretende consumir. A iniciativa chama a atenção para reações adversas, para os componentes e possíveis interações medicamentosas na associação de dois ou mais medicamentos, isso significa dizer que um interfere na absorção ou tempo de ação do outro.

Sobre os medicamentos indicados no combate à covid-19 a docente adverte. “Esses medicamentos estão sendo prescritos, mas precisam de orientação do médico ou farmacêutico, porque todos os medicamentos que estão sendo amplamente utilizados têm reações adversas e podem apresentar problemas se o seu uso for descontrolado”.

Do número de mortos por envenenamento no país, 18% podem ser atribuídas à automedicação e 23% dos casos de intoxicação infantil estão ligados à ingestão acidental de remédios e armazenados de forma incorreta, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ingestão indevida de medicamentos causa mais intoxicações do que produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos estragados.

“A automedicação é um grande risco, o paciente pode acabar ingerindo um medicamento que vai interagir com o tratamento atual, por exemplo, na hipertensão, elevando a pressão arterial; no diabetes, dificultando o controle da glicemia. Consequentemente levam essas pessoas a um risco maior de agravos dessas doenças crônicas”, adverte a docente.
O projeto conta com a colaboração de três professores e seis alunos, todos contribuem para a escolha dos temas e elaboração do material.