Venda de sentenças
Presidente eleito sai em defesa do TJ após afastamento de desembargadores: 'A instituição continua ilesa'
Desembargador assumirá a presidência do TJMT em 1º de janeiro.
Geral | 03 de Dezembro de 2024 as 10h 51min
Fonte: Repórter MT

O presidente eleito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, saiu em defesa da Corte no caso de suspeita de venda de sentenças que resultou no afastamento de dois magistrados, os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho.
“A instituição continua, a instituição continua ilesa. E assim vai continuar. Se realmente definirem lá no STF que há envolvimento, vão ser responsabilizados aqueles que praticaram atos indevidos, mas nós não podemos nem nos manifestar porque nós não temos conhecimento do conteúdo do processo”, disse Zuquim, referindo-se ao inquérito instalado no Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria do ministro Cristiano Zanin.
Afastados dos cargos desde agosto, Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho tiveram suas residências e escritórios alvos de ordens de busca e apreensão e passarão a ser monitorados eletronicamente.
O desembargador disse que essa é uma “situação pontual” e que a magistratura de Mato Grosso é formada por juízes que atuam em prol da sociedade.
“Eu considero uma situação pontual. Nossa magistratura é composta por quase 350 magistrados, então não posso modular todo mundo por uma situação pontual. A instituição continua e vamos trabalhar em prol do jurisdicionado e da sociedade”, afirmou o magistrado.
O desembargador destacou que o caso dos colegas afastados tramita no Supremo e em segredo de Justiça, de modo que ele não pode emitir opinião sobre o tema, mas destacou que se as acusações forem comprovadas, as punições ocorrerão.
“Seria muito prematuro eu emitir qualquer juízo de valor sem conhecer o conteúdo das investigações. Agora, te digo que se for realmente comprovado, haverão eles de serem responsabilizados na medida dos seus atos”, finalizou.
Notícias dos Poderes
Obras de esgoto no Setor Comercial atenderão 1.800 moradores
Trabalhos estão concentrados na área compreendida entre as avenidas das Itaúbas, Palmeiras, Ingás e Figueiras
18 de Agosto de 2025 as 14h4250 kg de cocaína são achados em veículo da saúde de cidade do interior
18 de Agosto de 2025 as 15h16Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33